Vereadores de Fortaleza divulgam Lei da Mamografia

Vereadores da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente estiveram hoje, 23, no terminal de integração da Parangaba realizando a campanha “Mamografia é Lei”.

Eliana Gomes panfletagem

A intenção é informar as mulheres sobre a Lei federal 11.664, de 2008, que assegura as ações de prevenção, detecção, tratamento e controle do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, a Frente produziu um panfleto com detalhes sobre a legislação. Na quarta-feira, 25, a campanha estará no terminal do Papicu, a partir das 7 horas.

“Esse trabalho também tem o objetivo de conscientizar as mulheres para que façam o auto-exame. Muitas não se preocupam”, disse Antônio Henrique (PTN), vice-presidente da Frente. Segundo ele, dados da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Ceará apontam que este ano o câncer de mama terá vitimado 1,5 mil novas pessoas; desses casos, 640 ocorrerão em Fortaleza.

O vereador informa que a campanha estará amanhã, 24, a partir das 6 horas, na entrada da fábrica de confecções Guararapes, localizada no bairro Antônio Bezerra. Segundo ele, trabalham no local mais de quatro mil mulheres.

Mamógrafos
 
O lançamento da campanha foi realizada com entrevista coletiva no hospital Gonzaguinha de Messejana na última sexta-feira, 20. A oportunidade também marcou a reativação do mamógrafo do hospital, consertado após dois anos.

Outros hospitais, segundo Antônio Henrique, que também possuem o equipamento são os Gonzaguinhas da Barra do Ceará, do José Walter e o hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará.

Fonte: Câmara de Fortaleza