Unidade e entusiasmo marcam Conferência Comunicação do Ceará

Com mais de mil pessoas inscritas e a confirmação de cerca de 600 credenciamentos, o Ceará se consolida como a maior Conferência Estadual de Comunicação (Conecom) do país. Sociedade civil, representantes do poder público e do setor empresarial discutiram entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, alternativas e propostas para a comunicação.

Conferência Estadual de Comunicação CE

Durante três dias, Fortaleza foi palco de debates sobre a democratização da comunicação. Representantes de diversos segmentos participaram do encontro que reuniu mais de seiscentas pessoas no Ponta Mar Hotel.

Para Daniel Fonseca, integrante do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e da Comissão Organizadora Estadual (COE), a Conecom foi um sucesso. “Foi espetacular a participação das pessoas. Além da qualidade do debate, constatamos a imensa diversidade de entidades envolvidas. Negros, mulheres, jovens, sindicalistas, universidades, empresários. Todos discutindo comunicação”, declara. O jornalista avalia que o debate foi positivo e ressalta a convergência de ideias da sociedade civil com a eleição de uma chapa plural e representativa. “Creio que este foi o primeiro momento para a criação de um movimento que garanta o direito humano ao acesso à comunicação no Ceará. Fizemos parte de um marco histórico, de forma ampla, envolvendo não só pessoas que trabalham com o tema, mas representantes de diversos setores da sociedade”, avalia Daniel Fonseca.

Já o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (ADITAL), destaca como ponto importante para o sucesso da Conecom, o trabalho realizado pela Comissão Pró-Conferência (CPC-CE). “Houve toda uma preparação anterior à Conferência. Participaram do debate pessoas de mais de trinta municípios do interior do Estado”, contabiliza. Segundo Padre Ermanno, o valor dos debates é incomensurável. “Esta foi a primeira vez que, de fato, se pensou a comunicação. A importância disso vai além da Conferência pois este encontro acende na sociedade uma nova dinâmica de compreensão e participação. Se a Conferência Nacional for um fracasso, algo que é improvável que aconteça, o valor deste encontro já seria inegável”, afirma.

Mais opiniões

Para Inácio Carvalho, secretário estadual de comunicação do PCdoB e integrante da CPC/CE, a conferência confirma que a comunicação virou pauta de discussão em todo o país. “Hoje no Brasil há um movimento social organizado, com grande diversidade de entidades e visões, mas unificado na questão fundamental: a necessidade de democratizar a comunicação”, avalia. Neste aspecto, segundo o comunista, a conferência levantou bandeiras políticas importantes como o fortalecimento do sistema público, o apoio à radiodifusão comunitária, a revisão dos critérios de concessão e da publicidade oficial, a inclusão digital e a necessidade de um novo marco regulatório para o setor, além da participação democrática da sociedade na definição de políticas públicas de comunicação.

“Não tenho dúvida nenhuma de que nossa conferência foi muito exitosa pela participação massiva de todos os segmentos, pelo nível dos debates e pela representação cearense na Confecom. No caso da sociedade civil não empresarial pode-se dizer que a delegação foi fruto de uma construção coletiva, feita ao longo do ano, no curso de muito trabalho para assegurar a realização da Conecom. Se houvesse mais vagas além das 28 teríamos condições de eleger outros tantos, mas diante da limitação tivemos que nos render à ‘ditadura’ da realidade e escolher aqueles que representam uma média das opiniões e entidades envolvidas em todo o processo e acho que, na essência, acertamos mais uma vez. O Ceará está de parabéns”, comemora Carvalho.

Representando o Governo do Estado do Ceará através da Casa Civil, a jornalista Christianne Sales também avaliou de forma positiva a realização da Conecom. “É gratificante constatar a imensa representatividade que vimos durante o encontro. Apesar dos interesses conflitantes, sociedade civil e empresários apararam as arestas e debateram sobre os diversos temas. A Conecom se deu de forma democrática e ampla. Desta forma, o Ceará se coloca em lugar de destaque no cenário da comunicação no país”, avalia.

Cristiane Bonfim, secretária geral do Sindicato dos Jornalistas no Ceará, ressalta diversos pontos importantes discutidos durante a conferência mas destaca um desafio. “Talvez o maior e principal passo seja conseguir nos manter articulados após a Conferência, pressionar para que as decisões sejam de fato implementadas e ainda garantir que outras Conferências de Comunicação se realizem”.

Cobertura da Conecom

Durante os três dias de debates, a Associação União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne (UMLAW) e a Agência Catavento Jovem de Notícias produzindo material jornalístico sobre os debates.

A TV UMLAW transmitiu ao vivo a abertura da Conecom. A iniciativa teve grande repercussão. “Conseguimos o nosso objetivo que era levar as informações que estavam sendo discutidas na Beira Mar para quem não pode participar da plenária”, informa Ivanildo Batista, diretor da TV UMLAW. Ele destaca ainda que teve retorno de pessoas do interior e até de outros meios de comunicação. “Estamos muito satisfeitos com a cobertura que fizemos”, avalia. Para Ivanildo, o próximo desafio é montar uma equipe para acompanhar os trabalhos da Conferência Nacional de Comunicação. “Apesar das dificuldades financeiras, nossa intenção é ir até Brasília e representar o Ceará no encontro”, espera.

A Agência Catavento Jovem de Notícias também atuou na Conecom. Na atividade realizada pela ONG Catavento Comunicação e Educação, em parceria com a Revista Viração, os jovens comunicadores fizeram notícias, reportagens, entrevistas entre outras produções. O objetivo das coberturas é garantir um canal de expressão das juventudes e fazer com que os ouvintes e leitores acompanhem o encontro a partir do olhar do próprio jovem.

Para Inácio Carvalho, a coberta da UMLAW e da Catavento deve ser recebida com muita alegria por todos que defendem a democratização da comunicação. “A atitude da UMLAW e da Catavento demonstra o quanto é importante o papel dos veículos alternativos, dos que fazem a comunicação popular. Estes sim são democratas de verdade e por isso devem ser fortalecidos e apoiados por políticas públicas consistentes".

Participação Comunista

Os palamentares do PCdoB estiveram presentes durante a Conferência. O Deputado Estadual Lula Morais e o Deputado Federal Chico Lopes participaram da solenidade de abertura. Ja o Senador Inácio Arruda esteve presente no domingo, no encerramento das atividades.

De Fortaleza,
Carolina Campos