Setor produtivo terá impacto com a Copa do Mundo e as Olimpíadas

O deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ) confirmou a expectativa de grande movimentação nos setores produtivos com a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Brasil. A constatação ocorreu em audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, presidida por Edmilson, com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Carlos Silva.

O parlamentar acredita que o Brasil está preparado para cumprir a agenda de organização e realização destes eventos e que esse trabalho será fundamental para a consolidação da imagem do Brasil, como país forte e desenvolvido, no cenário internacional. “O legado será inestimável não só para a economia, mas também para o desenvolvimento de valores que influenciarão toda uma geração”, afirmou.

Esporte – Investimento e retorno social

O ministro Orlando Silva saudou os atletas presentes e agradeceu à comitiva, que se encontrava no Congresso Nacional para conversar com os parlamentares e expor a necessidade de aumentar os recursos destinados ao esporte. Ele falou sobre a importância do apoio legislativo aos atletas e citou o grande avanço conseguido a partir da aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, que em 2007 (primeiro ano de implantação), arrecadou 60 milhões, passando para 70 milhões em 2008 . Para 2009 a expectativa é que o valor arrecadado seja a soma dos dois anos anteriores.

Orlando Silva salientou que os investimentos feitos nos eventos esportivos orientarão o desenvolvimento econômico nos próximos dez anos. Sobre a Copa do Mundo de 2014 o ministro disse que o evento deve injetar pelo menos 155 bilhões de reais na economia brasileira, do período de preparação até a realização dos jogos em 2014. Serão mais de 3 milhões de empregos gerados, sendo que aproximadamente 1 milhão dessas vagas serão criadas no setor de serviço, movimentando em média 32 bilhões entre 2009 e 2014. Os dados são de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Comitê Organizador Local.

Para os Jogos Olímpicos, os investimentos serão da ordem de aproximadamente 28 bilhões de reais. De acordo com o ministro, diversos setores da economia brasileira, como turismo, transporte, construção e comércio, entre outros igualmente importantes, receberão estímulos e terão papel fundamental na retomada da economia pós crise mundial. Ele ressaltou que para cada 1 dólar investido pelo poder público, outros 3,26 serão gerados. Isso significa que até 2027 o Brasil receberá 97% do que investiu nos eventos.

Turismo – Planejamento e capacitação

Carlos Silva explicou que o Ministério do Turismo trabalha com eixos estratégicos, e conta com um planejamento detalhado. Para a Copa 2014 o MTUR trabalha com quatro eixos estratégicos: promoção e imagem; capacitação e qualificação; hotelaria e infraestrutura. A intenção é potencializar o legado da exposição do Brasil antes, durante e depois do evento.

Ele informou que 65 destinos turísticos, distribuídos entre cidades-sede e destinos indutores, serão priorizados. A meta é qualificar 306 mil profissionais e inserir outros 8 mil no mercado de trabalho. Até 2014 a previsão é que sejam investidos 440 milhões de reais em capacitação e qualificação. Atualmente o projeto Olá Turista oferece 80 mil vagas trabalhando com o ensino de inglês e espanhol.

Para a hotelaria, a criação de uma linha de financiamento para reforma e ampliação da rede, com carência, prazos e garantias definidos para atrair o setor, deve ser lançado até o final de 2009, e ficará em vigor entre 2010 e 2014. Além disso, há uma negociação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para expandir a atual linha de desenvolvimento do turismo em mais 1 bilhão de dólares.