Jangurussu diz não à violência contra a mulher

Moradores do bairro Jangurussu se unem nesta terça (24) na III Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Jangurussu. A concentração ocorre a partir das 8h30 na sede do projeto da Funci Crescer com Arte-Peti Jangurussu (Rua Imperatriz, 1204).

Percorrendo as principais ruas do Jangurussu, os participantes pretendem sensibilizar os moradores do bairro para o fim da prática de agressões contra as mulheres, lembrando que a omissão também é uma forma de violência. Como estamos no mês da consciência negra, as questões raciais também serão lembradas durante o percurso.

O cortejo será acompanhado pelo grupo de percussão formado por adolescentes do projeto Crescer com Arte-Peti Jangurussu. Ao fim da Caminhada, haverá apresentação de grupos culturais na sede do CRAS Jangurussu.

O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, CRAS João Paulo II, Associação Menor Também Constrói, ABC João Paulo II, Associação de Moradores do Conjunto Sítio Estrela.

Saiba mais: Violência contra a mulher 

Trata-se de "qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada".

A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), "as conseqüências do abuso são profundas, indo além da saúde e da felicidade individual e afetando o bem-estar de comunidades inteiras".

Fonte: http://www.violenciamulher.org.br

Serviço

III Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Jangurussu
Data e Horário: 24 de novembro (terça-feira), às 8h30
Local da Concentração: Crescer com Arte-Peti Jangurussu (Rua I )

Fonte: Prefeitura de Fortaleza