Sem categoria

PT deve conhecer novo presidente na 4ª feira; Dutra é o favorito

A nova direção nacional do PT deverá ser conhecido na quarta-feira (24), caso um dos seis candidatos que disputam a presidência do partido consiga a maioria absoluta dos votos depositados neste domingo (22), em mais de 4 mil municípios. Se nenhum dos petistas que concorrem à presidência nacional atingir essa maioria, os dois mais votados disputarão num segundo turno em 6 de dezembro.

O favorito é o ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, da chapa O Partido que Muda o Brasil. Outros cinco candidatos estão na disputa — Iriny Lopes, da chapa Esquerda Socialista; Markus Sokol, da chapa Terra, Trabalho e Soberania; José Eduardo Cardozo, da chapa Mensagem ao Partido; Geraldo Magela, da chapa Movimento: Partido para Todos; e Serge Goulart, da chapa Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo.

Do total de filiados, 1,35 milhão de petistas estão aptos a votar para as direções municipais, estaduais e nacional. A eleição do novo comando petista ganha uma importância ainda maior na medida em que vai compor o comando da campanha da provável candidata do partido à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como destacou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, logo após votar, pela manhã, em Brasília.

Já o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu disse que está “feliz” pelas eleições que o partido realiza durante o dia. “Renovar-se é a força do partido”, disse a jornalistas depois de votar. Ele também declarou sua preferência: “Dutra está à altura do cargo e, por isso, votei nele”.

Dilma, por sua vez, destacou que o PT procede de forma correta ao aceitar a participação de José Dirceu e de outros petistas acusados pelo Ministério Público nas chapas que disputam o comando do diretório nacional. Segundo ela, o partido deve adotar a prática da presunção da inocência.

Da REdação, com informações da Agência Brasil