SE define delegados para Conferência Nacional de Comunicação

Está definida a representatividade sergipana no primeiro encontro nacional para a construção de uma nova comunicação. Após debates movimentados e propostas vindas dos mais diversos segmentos, poder público e sociedades civil e empresarial definiram, na sexta  (20/11), durante a I Conferência Estadual de Comunicação, os 23 representantes que falarão pelo estado na Conferência Nacional.

SE define delegados para Conferência Nacional de Comunicação - Marco Vieira/ASN

Desse total, 10 delegados respondem pelo setor civil, 10 pelo segmento empresarial e os 3 restantes pelo Governo de Sergipe. As plenárias que definiram as delegações foram antecedidas da leitura de cada uma das propostas elaboradas durante os grupos de trabalho. Sergipe levará a Brasília um total de 181 proposições, das quais 47 dentro do eixo da produção de conteúdo, 94 relacionadas a cidadania e deveres e mais 40 ligadas a meios de distribuição. A relação completa com as propostas definidas durante a Conecom será publicada em versão impressa e disponibilizada no site do evento.

Em seguida, os representantes de cada um dos três setores em debate na Conferência se reuniram em plenárias separadas para a definição dos seus delegados. Mais complexo, o processo de escolha da sociedade civil foi antecedido de um debate sobre o melhor método para o pleito. Após muita deliberação, a eleição majoritária foi definida como o melhor procedimento. A isso seguiu-se a formação de uma chapa única constituída por 10 nomes, cada qual representante de uma entidade civil. Colocada à apreciação de todos, a relação foi aprovada por unanimidade.

Entre os que integram a delegação civil estão representantes locais de entidades como Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Federação Sergipana de Rádios Comunitárias (Fesercom), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES). A relação completa dos delegados eleitos também será colocada em breve no site da Conecom.