Veículos alternativos cobrirão Conferência de Comunicação do CE

A I Conferência Estadual de Comunicação do Ceará (Conecom), que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro em Fortaleza, receberá uma cobertura especial. A Associação União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne (UMLAW) e a Agência Catavento Jovem de Notícias irão atuar durante os três dias de encontro produzindo material jornalístico sobre os debates.

Repetindo o grande sucesso da transmissão ao vivo da 1ª Conferência Municipal de Comunicação, a TV UMLAW também irá transmitir a Conferência Estadual de Comunicação do Ceará. A veiculação da abertura do encontro será hoje, 20 de novembro a partir das 18h. A TV pode ser acessada através do site www.umlaw.org.br

“Tivemos essa iniciativa porque nós já participamos de outras Conferências e sentimos falta do ‘povão’. Então, essa transmissão ao vivo é para ampliar a participação das pessoas. A gente da periferia sofre com o ‘não-espaço’ na comunicação. Quando as tv’s vão para o nosso bairro é só para mostrar coisa ruim. A nossa TV é para mostrar o lado bom da nossa comunidade”, afirma Ivanildo Batista, presidente da Associação e diretor da TV UMLAW.

Cobertura Popular

A Agência Catavento Jovem de Notícias também irá atuar durante a Conecom. Atividade realizada pela ONG Catavento Comunicação e Educação, em parceria com a Revista Viração, a Catavento é uma publicação nacional produzida por jovens de 24 estados e do Distrito Federal, com sede em São Paulo. A Agência tem como objetivo incentivar a participação de jovens por meio da produção de comunicação.

Os jovens comunicadores fazem notícias, reportagens, entrevistas, enquetes, entre outras produções. A ideia é criar um espaço de interação, utilizando a comunicação como uma ferramenta de mobilização e disseminação de informação dentro e fora do evento. O objetivo das coberturas é garantir um canal de expressão das juventudes e fazer com que os ouvintes e leitores acompanhem o encontro a partir do olhar do próprio jovem.

Efetiva democratização da Mídia

Para Inácio Carvalho, secretário de comunicação do PCdoB/CE, a coberta da UMLAW e da Catavento deve ser recebida com muita alegria por todos que defendem a democratização da comunicação. Em primeiro lugar porque fura o bloqueio imposto pela mídia hegemônica que não deu nenhuma cobertura ao evento que reunirá centenas de pessoas, inclusive representantes do setor empresarial, para debater uma questão estratégica para o país que é a comunicação. “Esse povo fala tanto em democracia e transparência, mas na verdade não são nada democráticos quando escondem um acontecimento tão importante”, declara. Por outro lado, afirma Carvalho, a atitude da UMLAW e do Catavento demonstra o quanto é importante o papel dos veículos alternativos, dos que fazem a comunicação popular. “Estes sim são democratas de verdade e por isso devem ser fortalecidos e apoiados por políticas públicas consistentes".

De Fortaleza,
Carolina Campos