Sem categoria

Câmara rememora 120 anos de República em exposição

Em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República, que se deu em 15 de novembro de 1889, a Câmara realizará a exposição Brasil – 120 Anos de República, aberta ao público no período de 21 de novembro a 6 de dezembro de 2009, no Salão Negro. A cerimônia oficial de abertura será no dia 24 de novembro, às 11 horas.

A exposição mostra que o 15 de Novembro não surgiu apenas da espada de Deodoro da Fonseca. Décadas de propaganda republicana e abolicionista impulsionaram a formação do espaço público no país, em um movimento que, das escolas e academias, ganhou as ruas e clamou pela construção de uma sociedade moderna – em algumas visões, igualitária –, culminando com o abandono do regime monárquico e a adoção do republicano. Por essa via o Brasil também se aproximou da realidade política da maioria dos países da América.

Além de resgatar o movimento republicano, a mostra destaca textos e imagens sobre o confronto entre ideias e realidade, na chegada dos republicanos ao poder. Alguns painéis indicam como prosseguem vivos aqueles ideais na sociedade brasileira.

A mostra valoriza a riqueza do acervo sob a guarda da Câmara dos Deputados, em que figuram obras raras, documentos, livros e jornais da época. Destacam-se cópias de quadros, fotos, gravuras, desenhos, charges, panfletos, páginas de projetos de lei, capas de revistas, jornais e de livros, associando uma legenda explicativa a cada uma.

Os assuntos são inúmeros e variados, como a Escola Militar, a Convenção de Itu, a Revolução Federalista e ainda personagens de nossa história, como José do Patrocínio, Lauro Sodré e Silva Jardim. Aparecem registrados o escândalo da saia-calça, as evoluções urbanísticas e a curiosa oração getulista.

Com a exposição comemorativa Brasil – 120 Anos de República, a Câmara dos Deputados participa do esforço de preservação da memória política e cultural da sociedade brasileira e busca estimular a pesquisa e a reflexão sobre os momentos marcantes de nossa história.

Após o dia 6 de dezembro, a exposição torna-se itinerante e estará aberta à visitação no Centro de Atividades SESC-Ceilândia, cidade do entorno de Brasília, no período de 7 de dezembro de 2009 a 25 de fevereiro de 2010.

Agência Câmara