Sem categoria

Sarney promete votar 'logo' adesão da Venezuela ao Mercosul

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou nesta quinta-feira (19) que já acertou com os líderes partidários a votação do pedido de ingresso da Venezuela no Mercosul, e também da reforma administrativa da Casa. "Há um compromisso entre as lideranças de votarmos a situação da Venezuela ainda nesta sessão legislativa. Poderíamos ter votado ontem, mas não tínhamos número suficiente", observou.

O senador explicou que falta apenas marcar a data da sessão em que o Plenário vai deliberar sobre as duas matérias. Pessoalmente contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, Sarney concordou em não protelar mais a matéria, que tramita no Congresso Nacional há dois anos e meio, sensível ao interesse de seu aliado, o governo federal, em ver o terceiro maior PIB da América do Sul reforçar o bloco econômico regional.

"Esta é uma questão que desperta grande atenção e polêmica dentro da Casa e vamos marcar um dia para que essa sessão possa ser ampla e, como diz o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), para que possamos nos aprofundar sobre a matéria", declarou Sarney para a Agência Senado.

A oposição, que é contra o aval ao ingresso por ver no presidente venezuelano Hugo Chávez uma "ameaça à democracia", já foi derrotada na Câmara e na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Acredita-se que irá manter o voto contrário na votação em plenário.

Da redação, com Agência Senado