Sem categoria

Exposição no Senado mostra produção dos “Artistas Brasileiros”

O Senado realizou nesta terça-feira (17) a abertura da exposição "Artistas Brasileiros 2009 – Novos Talentos – Pinturas". Em sua quinta edição, a exposição “Artistas Brasileiros” mostra a diversidade cultural do país com a participação de mais de 60 artistas plásticos de todas as regiões do país.

De acordo com o regulamento da exposição, cada senador teve o direito de convidar um artista plástico. Cada artista selecionou uma de suas obras para integrar a exposição, consolidando o Senado como um importante veículo de divulgação da cultura nacional.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) indicou o artista Nilo de Brito Firmeza, conhecido como Estrigas, para participar da Exposição. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 1919, pintor, ilustrador e crítico de arte, Estrigas carrega esse apelido desde os tempos em que estudou no Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza. Formado em Odontologia, nos anos 1950, participou de diversos cursos de pintura e desenho na Sociedade Cearense de Artes Plásticas.

Em 1969, Estrigas fundou o Mini-Museu Firmeza, no município de Mandubim, em um sítio onde mora, próximo à Fortaleza. Lá ele reúne desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, objetos e fotografias não apenas dele, mas também de outros artistas cearenses.

Serviço:
A mostra permanece em cartaz no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional até o dia 4 de dezembro. O horário de funcionamento é das 9h30 às 17 horas