Conferência Estadual de Comunicação acontece nos dias 19 e 20

Fazer com que a sociedade reflita as diversidades de opiniões em relação à comunicação para torná-la um instrumento cidadão. É sob essa perspectiva que nos dias 19 e 20 de novembro, na Escola Técnica Estadual José Figueiredo Barreto, acontece a 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Conecom), com o tema ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital’.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a 1ª Conecom busca propor também novos paradigmas para a comunicação por meio de debate plural e democrático entre poder público e sociedade civil, cuja representação será majoritária. O evento é a fase preparatória para a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2009.

Segundo o representante da Secom, Sales Neto, o evento é uma ferramenta de contribuição para a sociedade. “A Conecom vai ajudar na formulação de propostas orientadoras para uma política nacional de comunicação, visando o debate amplo, democrático e plural com a sociedade civil, empresarial e órgão públicos, contribuindo para em todas as suas etapas”, afirmou.

Serão debatidos os eixos temáticos dos mais variados segmentos como 'Produção de conteúdo: conteúdo nacional'; 'Meios de distribuição: televisão aberta, rádios e TVs comunitárias; 'Internet'; 'Cidadania, direitos e deveres: democratização da comunicação'; e 'Participação social na comunicação', entre outros.

Conferência livre

No início do mês de novembro foi realizada uma Conferência Livre, etapa preparatória para a Conecom, onde foram discutidos temas e eixos temáticos com representantes da sociedade civil, poder público e empresarial. Também coordenado pela Secom, o evento objetivou desenvolver temas e propostas iniciais para a fase estadual do debate. Os relatórios que foram aprovados na Conferência Livre serão encaminhados às comissões organizadoras da Conferência Estadual.

Confecom

A etapa nacional, que será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social, reunirá as propostas desenvolvidas durante as etapas estaduais organizadas por todo o país.

Sergipe terá a representatividade de 23 delegados, sendo 10 da sociedade civil, 10 da empresarial e três representantes do Governo, assegurando o viés democrático, a amplitude e a transparência do debate.

Programação

Local: Escola Técnica Estadual José Figueiredo Barreto

Dia 19, quinta-feira
18h – Início do credenciamento
18h30 – Abertura solene
19h30 – Palestra com Indira Amaral – diretora-presidente da Fundação Aperipê e representante da Arpub na Comissão de Organização da Confecom
20h30 – Votação do regimento interno da Conecom

Dia 20, sexta-feira
8h – Início do credenciamento
8h30 – Palestras de discussão dos eixos temáticos
Palestrante: Noeli Godói (CRP) – Tema: Produção de Conteúdo
Palestrante: Nascimento Silva (Fiterj) – Tema: Cidadania: Direitos e Deveres
Palestrante: Pedro Caribé (Intervozes) – Tema: Meios de Distribuição
Obs: Cada participante poderá se inscrever em apenas um eixo temático

9h30 – Início dos Grupos de Discussão (GD´s)
11h – Início da sistematização das propostas
12h – Almoço
14h – Plenária Final
– Apresentação de propostas
– Apresentação de moções
– Eleição dos delegados para a Confecom
– Homologação dos delegados da Confecom