Jornalista de Sindicato em Fortaleza é agredida durante atividade

A jornalista Lílian Andrade, assessora de comunicação do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, foi agredida na última terça-feira, 10, ao cobrir uma manifestação em frente à loja Rabelo do município de Maracanaú.

Agressão durante manifestação

Os manifestantes lançavam a Campanha Salarial 2010 dos comerciários de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba e denunciavam as ações abusivas, desrespeitosas e ilegais do gerente da Rabelo, Sr. Pedro Sérgio, que persegue, ameaça, explora e assédio aos trabalhadores, inclusive dirigentes sindicais.

Durante todo o ato, o gerente agiu friamente e usou um de seus funcionários para tumultuar a pacífica manifestação. Depois de diversas ofensas proferidas pelo funcionário, o mesmo tentou atacar um dirigente sindical que, no momento, fazia uso do microfone. A jornalista, no exercício de suas atividades laborais, registrava os acontecimentos quando um outro funcionário, que segundo informações também foi mandado pelo gerente, a agrediu covardemente pelas costas, dando um soco em sua nuca e acertando também a máquina fotográfica.

A população que acompanhava o manifesto e os clientes da loja também ficaram revoltados e repudiaram a ação do gerente e dos funcionários que demonstraram total desequilíbrio ao agredir trabalhadores, dentre estes uma mulher, e ao tentarem impedir o direito constitucional da Liberdade de Imprensa. Todos os meios legais já foram acionados. Não podemos permitir que, em pleno Século XXI, trabalhadores sejam escravizados, mulheres sejam agredidas e que a voz dos movimentos sociais tente ser silenciada.

Sindicatos repudiam agressão a jornalista

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará repudiam de forma veemente a agressão sofrida pela jornalista Lílian Andrade, assessora de comunicação do Sindicato dos Comerciários, na última terça-feira, dia 10 de novembro, durante a cobertura de uma manifestação em frente à loja Rabelo do município de Maracanaú.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza / Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará