GHC na terceira edição do Programa Pró-Equidade de Gênero

O Grupo Hospitalar (GHC) participou na quinta-feira (12), em Brasília, do ato da assinatura do termo de compromisso da 3ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero. A instituição esteve representada pela superintendente Jussara Cony e pela coordenadora da Comissão de Gênero, Fátima Ali.

A assinatura fez parte da programação do Seminário Internacional Políticas e Práticas de Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). O GHC é uma das 72 instituições brasileiras que assinou o termo de compromisso com SPM, representada pela ministra Nilcéa Freire.

Em março deste ano, o GHC recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero da 2ª edição do programa. O Programa Pró-Equidade de Gênero visa contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego, por meio de ações que buscam conscientizar e sensibilizar dirigentes, empregadores/as e estimular práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres dentro das organizações.

O programa foi criado pela SPM, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).
Já o selo é um atributo que revela o compromisso da empresa no combate à discriminação e a promoção da igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É outorgado à organização pelo período de um ano.

Para conquistá-lo as empresas devem cumprir as seguintes etapas: adesão ao Programa; preenchimento da ficha perfil; elaboração do plano de ação (instrumento operacional do compromisso); pactuação; execução do plano de ação; monitoramento; e avaliação positiva da execução do plano. O Selo agrega valor à imagem das organizações, que poderão utilizá-lo em seus documentos e expedientes internos e externos e em campanhas e peças de promoção institucional.

O GHC, por iniciativa da gestão, criou, em 2008, a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade de Gênero. “Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo construir junto com os trabalhadores a igualdade e a equidade de gênero no Grupo, considerando todas as diversidades como de raça e etnia, faixa etária e orientação sexual, a partir do pressuposto que homens e mulheres são plurais, e as políticas propostas devem levar em consideração todas as diferenças existentes entre eles”, afirma Jussara Cony. O GHC conta com mais de sete mil funcionários, sendo que 72% são mulheres.

Denise Campão