Fortaleza celebra igualdade racial

Semana da Consciência Negra 2009 acontece de 16 a 20 de novembro.

Semana da Consciência Negra 2009

Fortaleza também é uma cidade negra. E para mostrar que a cultura africana é parte da nossa realidade, lembrando a luta de mulheres e homens pela igualdade racial, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) realiza a Semana da Consciência Negra 2009. O tema é “314 anos de Zumbi – Caminhos para a Igualdade Racial”. Nesse ano, uma novidade: o palco central das atividades será o Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, que abriga a sede da Coordenadoria da Igualdade Racial (Coppir), órgão da SDH responsável pela política racial e étnica na cidade. As atividades vão de 16 a 20 de novembro.

A Semana da Consciência Negra faz parte das ações da Prefeitura de combate ao racismo e de valorização da cultura e da identidade negra, através de políticas de caráter afirmativo. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Em Fortaleza, a celebração da SDH abrange um seminário sobre a economia do negro no Brasil, exposição de personagens históricos, mostra multicultural, mostra de vídeos e apresentações musicais de artistas locais e africanos. Toda a programação (exceto o seminário) acontece no Parque da Liberdade (ver programação completa abaixo).

Entre as ações da Semana, será lançada a Campanha “Você é racista?”. Com essa pergunta, a campanha de combate ao racismo provoca uma reflexão sobre o preconceito racial em Fortaleza.

Parque da Liberdade – No dia 24 maio de 1883, ocorreu a abolição dos escravos em Fortaleza. Esse fato fez com que nossa cidade se tornasse a primeira capital de província a extinguir a escravatura no Brasil. O ato foi importante também para o pioneirismo do Ceará, que libertou seus escravos em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Como homenagem ao fim da escravidão no Estado, vários monumentos e locais públicos receberam nomes alusivos a esse fato, como o Parque da Liberdade, inaugurado oficialmente em 1902.

O lugar permaneceu com esse nome até 1922, quando, em homenagem ao centenário da independência do Brasil, passou a se chamar Parque da Independência. Em 1938, após reformas, recebeu o nome da Cidade da Criança. Mas ele voltou a se chamar Parque da Liberdade em 1948, ainda que os fortalezenses continuem a usar o nome Cidade da Criança.

Políticas de igualdade racial 

Após décadas de luta e resistência, o movimento negro brasileiro conseguiu fazer com que o Estado brasileiro pautasse uma política pública dirigida à população negra. O governo do presidente Lula criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com status de ministério. Anteriormente, o Brasil tinha assinado a declaração de Durban – Conferência das Nações Unidas, contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia, e as formas correlatas de Intolerância, realizada em 2001, na cidade de Durban, na África do Sul.

Fortaleza não ficou de fora desse processo. A gestão da prefeita Luizianne Lins, comprometida com demandas do movimento negro, criou, no final de 2007, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir). A Coppir é responsável pela elaboração e proposição de ações de governo que possam enfrentar as desigualdades raciais em nosso município. Neste ano, a Coordenadora passou a integrar a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, com sede no Parque da Liberdade.

Leia aqui programação completa da Semana da Consciência Negra 2009

Fonte: Prefeitura de Fortaleza