PCdoB/CE mobiliza-se para a Conferência Estadual de Comunicação

A Conferência Estadual de Comunicação do Ceará acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro e a expectativa é de reunir mais de 500 participantes. Para Inácio Carvalho, secretário de comunicação do PCdoB/CE, a militância comunista tem importante papel no debate das propostas e na ação política.

Consolidar e ampliar a militância na frente de comunicação e assegurar avanços concretos no sentido da democratização da comunicação. Essa é a expectativa do Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB/CE, Inácio Carvalho, que na manhã deste sábado, dia 14, reuniu-se com militantes do partido para tratar da Conferência Estadual de Comunicação, que ocorrerá no proóximo final de semana, entre os dias 20 e 22 de novembro. Na ocasião foi enfatizada a necessidade de um maior envolvimento dos comunistas com o evento. “Apesar de termos uma grande atuação em diversos segmentos do movimento social (sindical, estudantil, comunitário, mulheres, entre outros) nossa participação tem sido pequena até agora. Na Conferência Municipal de Fortaleza, que reuniu cerca de 250 pessoas, não chegamos a ter 20 militantes do PCdoB durante todo o evento. E ainda assim atuamos de forma muito dispersa”, afirmou Carvalho.

O dirigente do PCdoB, no entanto está otimista em relação à Conferência Estadual e aposta numa melhor participação dos comunistas. Ainda assim algumas medidas deverão ser tomadas para estimular a participação da militância. “Na reunião deste sábado decidimos reforçar a mobilização partidária. Reforçaremos a divulgação de nossas propostas para a democratização da comunicação, acionaremos os filiados através de emails, telefonemas e reuniões, levantaremos a discussão sobre o assunto nas casas legislativas através dos parlamentares comunistas, publicaremos artigos no caderno cearense do Vermelho e estimularemos a inscrição do maior número de pessoas do movimento social na conferência”, informou Inácio Carvalho.

O comunista afirmou que o PCdoB tem cumprido um papel importante em todo o processo de convocação, mobilização e na própria preparação, através da apresentação de propostas, realização de eventos e na organização de várias conferências em todos os estados. Inácio lembra que “em outubro de 2007 o nosso Comitê Central aprovou uma resolução em que afirmava a necessidade de convocação da Conferência Nacional e alinhava pontos importantes a serem debatidos como o fortalecimento do sistema público, a revisão dos critérios de concessões de emissoras, a destinação das verbas publicitárias públicas, o apoio às rádios comunitárias e aos veículos alternativos e a instituição de um novo marco regulatório para as comunicações”. Para o dirigente “o PCdoB tem tido um papel destacado e isso deve se refletir também na etapa final da CONFECOM não apenas no debate das propostas, mas também na ação política no sentido de construir uma ampla articulação capaz de infringir derrotas na mídia hegemônica que tantos males tem causado ao Brasil e aos brasileiros”.

Nova reunião

Uma nova reunião está marcada para a próxima 5ª feira, às 18 horas, na sede do Comitê Estadual do PCdoB, com o objetivo atualizar a militância sobre os preparativos finais da conferencia e fazer um balanço geral das inscrições. Inácio Carvalho lembra no entanto que as inscrições pela internet vão apenas até a próxima terça feira, dia 17, e sendo assim os que desejarem se inscrver deverão fazê-lo imediatamente.

Inscreva-se aqui para a I Conferência Estadual de Comunicação do Ceará.

Da redação local.