Hortas em sistema mandala serão implantadas no Estado

Ascom – Ruraltins
Um encontro realizado em Brasília, nesta terça-feira, 10, entre a diretoria da Eletronorte, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins e a Agência Mandala da Paraíba teve como foco a assinatura de um convênio para a implantação de hortas para produção de alimentos de forma sustentável nos municípios de Miracema e Miranorte.

O convênio tem como meta principal implantar nove hortas obedecendo à metodologia Mandala (hortas circulares) que beneficiarão cerca de 50 famílias rurais residentes próximas à faixa de servidão da integração Norte-Sul, denominada Linha Verde.

De acordo com o presidente do Ruraltins José Elias Júnior, o início das ações para a implantação das hortas acontecerá no mês de dezembro. “É importante a parceria do Estado neste processo, pois as hortas serão sustentáveis e servirão para a produção de alimentos e capacitação de agricultores e técnicos”, diz Elias.

Até o final do ano será assinado um termo de referência entre a Agência Mandala e o Ruraltins, para que o órgão seja responsável pela assistência técnica e extensão rural às famílias a serem beneficiadas. As hortas farão parte de um projeto piloto da Eletronorte, que posteriormente será expandido para outros municípios do Estado.

Participaram do encontro o diretor executivo da Agência Mandala, Jadson Xavier; o presidente do Ruraltins, José Elias Júnior; o gerente da Coordenação de Representação da Eletronorte no Tocantins, José Pierre Armond; o gerente de olericultura do Ruraltins, Valdivino Fraga; o subsecretário de Representação do Estado, Eduardo Campelo; e Paulo Martorelli, coordenador técnico da Secretaria de Representação em Brasília.

O Convênio

Terá duração de um ano e seu início está previsto para dezembro deste. Será executado pela Agência Mandala com recursos da Eletronorte e com o apoio de diversas entidades como o Ruraltins e Universidade Federal do Tocantins – UFT. A previsão de recurso para implantação das hortas será em torno de R$ 130 mil. (Iranilde Gonçalves)
Extraido do site da Secom-TO