Unesco se associa à Secretaria do Rio para promover a cultura

Uma parceira entre a Secretaria Municipal de Cultura do Rio e a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – permitirá trabalhar em três vertentes: cartografia cultural, economia da cultura e desenvolvimento de atividades e equipamentos culturais para os Jogos Olímpicos de 2016.

Em reunião realizada no dia 4, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a secretária da Cultura, Jandira Feghali; o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA); o diretor da UNESCO no Brasil, Lucian Munhoz e a Diretora de Cultura da Unesco, Jurema Machado, discutiram os planos para a execução do trabalho conjunto, “um trabalho enorme de detalhamento”, destacou a representante da Unesco.

Jurema Machado destacou a produção de cartografia cultural para identificar valores, iniciativas e expressões dispersos na cidade, sem visibilidade e sinergia. Jandira Feghali lembrou que o método utilizado deve permitir a atualização da situação para não ser apenas retrato do momento presente, mas algo que permita alimentar a longo prazo o estabelecimento de políticas para a cultura.

Um segundo eixo de convergência entre as duas instituições é o interesse em desenvolver a área da economia da cultura. Ficou definida a realização de um seminário voltado para temas concretos dentro do âmbito do programa de mercocidades. Jandira Feghali destacou o interesse das cidades do Mercosul e outros países da América do Sul em fomentar as atividades culturais e a troca de bens culturais no âmbito do bloco.

Para a secretária a expressão cultural do Brasil e demais países da região é riquíssima e tem forte impacto econômico.

Planos para Olimpíadas

O terceiro eixo de atividade é de longo prazo e consiste na transformação da cultura a partir dos jogos olímpicos. Jurema Machado destacou que “é fundamental que o projeto seja pensado desde o início do grande programa dos jogos, para que a cultura tenha papel central, já que é ela que vai permanecer após esse momento”.

Para Jandira Feghali, a cultura não apenas terá papel central nos preparativos da cidade para receber os jogos olímpicos, como será o setor que trará um grande legado para a população e para o município após o evento. Ela citou o exemplo da revitalização do Porto do Rio, anunciando que o exemplo da cidade de Barcelona pode ser utilizado no Rio.

“Vamos planejar para que, ao lado de novos equipamentos esportivos, necessários à realização dos jogos, sejam construídos novos equipamentos culturais, especialmente nas áreas onde há carência deles”, afirmou a secretária Municipal de Cultura.