Carrion procola projeto que obriga cardápios em braile

O deputado Raul Carrion protocolou o Projeto de lei 287/2009, que torna obrigatório a oferta de cardápios em braile em bares e restaurantes do Estado.

PL 287/09 Cardápios em braile

De acordo com o projeto, os cardápios devem ficar expostos em locais de fácil acesso como ao lado de pratos, ingredientes e outros produtos oferecidos pelos estabelecimentos, assim como seus respectivos preços.

Para Carrion, a oferta de cardápio em braile possibilitará aos deficientes visuais mais uma opção para a autonomia necessária no dia-a-dia. De acordo com o parlamentar, ao frequentar ambientes comuns a todos, os deficientes visuais devem ser tratados de forma igualitária, sem necessidade de estarem sempre na presença de um acompanhante.

"É um ato de cidadania e respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais. Trata-se de medida necessária, uma vez que freqüentar bares e restaurantes não constitui apenas uma opção de lazer, é uma atividade constante da vida moderna, em que o hábito de fazer refeições ou lanches fora de casa se torna cada vez mais comum e necessário" afirma o parlamentar comunista.

Segundo dados do IBGE (Censo de 2000), só no Estado do Rio Grande do Sul residiam cerca de 980.051 deficientes visuais. Com o crescimento populacional, estes números tendem a ter aumentado.

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues