Sem categoria

UNE comemora vitória. Vice-reitor diz que alunos não são taleban

Discursando em ato realizado nesta segunda-feira (9/11), o presidete da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, condenou a decisão da Uniban e denunciou a falta de democracia e de espaço para a participação dos estudantes na universidade. Vice-reitor da universidade se irrita em coletiva à imprensa e diz que estudantes da Uniban não são "taleban".

Pressão de entidades, intelectuais, professores, da imprensa brasileira e internacional levam a Uniban a revogar o ato de expulsão da estudante Geisy. "A decisão é uma vitória de todos aqueles que se indignaram com o caso. Precisamos garantir que a Geisy continue sua trajetória escolar e tenha seus prejuízos minimizados”, afirmou Augusto Chagas, presidente da UNE. Mas ainda é muito pouco diante do ocorrido.

A UNE realizou nesta segunda-feira, 9, um ato em frente à Universidade Bandeirante (Uniban) contra a expulsão da estudante Geisy Villa Nova. O objetivo, além de chamar a atenção da sociedade para os fatos preconceituosos e a absurda decisão da reitoria da Uniban, foi pressionar para que a decisão arbitrária fosse revogada. Mesmo sem justificar as razões, a reitoria voltou atrás e desistiu da expulsar a aluna, o que a UNE considera uma decisão positiva. A entidade pretende continuar acompanhando o caso.

“A revogação da expulsão foi uma vitória de todos os que se indignaram. Mas isso ainda é muito pouco diante do ocorrido. Precisamos garantir que a Geisy continue sua trajetória escolar e tenha seus prejuízos minimizados”, afirmou Chagas.

Veja o vídeo do ato:



Universidade não consegue justificar posição e vice-reitor apela

Durante a uma hora e vinte e cinco minutos de explicações a um auditório com mais de 40 jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos, o vice-reitor da Uniban Ellis Brown não conseguiu explicar que atos teriam feito a universidade expulsar a aluna Geisy Arruda, mas admitiu que a revogação da expulsão se deu por conta da repercussão da mídia.

Ao falar do dano à imagem da instituição, Ellis Brown, se exaltou ao afirmar que "aluno da Uniban não é Taleban", para explicar que os cerca de 60 mil alunos dos 13 campi da universidade já começam a sofrer discriminação.

Da redação, com UNE e UOL