Lula Morais comenta tese aprovada no Congresso do PCdoB

O deputado Lula Morais (PCdoB) comentou nesta terça-feira (10/11) a tese aprovada no Congresso Nacional do Partido, que reconduziu à presidência da sigla Aldo Rebelo, e à vice-presidência, Luciana Santos. De acordo com o parlamentar, o País deve iniciar o seu terceiro “ciclo civilizatório”, a partir do estreitamento dos laços com as demais nações sulamericanas, as africanas e asiáticas, libertando-se das relações comerciais imperialistas dos Estados Unidos e da Europa.

De acordo com Lula Morais, o primeiro ciclo da civilização brasileira iniciou-se com a expulsão dos holandeses do País, sem qualquer ajuda de Portugal, de quem o Brasil era colônia. "Veio a República, mas os mesmos latifundiários, escravagistas e a dinastia de Bragança continuaram no poder", disse ele.

O segundo ciclo, na concepção do deputado comunista, teve início nos anos 30, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder, criando a Consolidação das Leis Trabalhistas, o sistema previdenciário, direitos trabalhistas, siderurgias, e indústrias desenvolvimentistas.

Também durante o que considerou o segundo ciclo, o parlamentar destaca que aconteceram o surgimento do Partido Comunista do Brasil, a Semana de Arte Moderna, e movimentos políticos que desenharam uma identidade nacional. Também foram criados o BNDES, a Petrobras, as universidades federais e os bancos regionais.

Para Lula Morais, neste período houve ainda o golpe militar e mesmo após a Nova República de Tancredo Neves “conhecemos um dos períodos mais negros de nossa história, quando Fernando Henrique Cardoso introduziu o neoliberalismo, entregando as nossas riquezas a interesses privados”. Aconteceu ainda, segundo ele, a redução da capacidade de mobilização da Nação.

“Hoje, com o presidente Lula, o Brasil está aumentando a sua autoestima e devemos discutir um novo projeto de desenvolvimento, para disputar as opiniões, nos consolidando como uma grande potência mundial, caminhando coletivamente com outros países, fortalecendo relações com outras nações e outros continentes”, previu Lula Morais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL