Chico Lopes e o muro de Berlim: "Outros muros persistem"

Comentando a lembrança mundial desta segunda-feira, 9/11, que marca os 20 anos desde a queda do muro de Berlim, Chico Lopes aponta a necessidade de se compreender o episódio dentro de seu contexto histórico. E alerta que persistem outras barreiras a derrubar – como as agudas diferenças sociais não resolvidas pelo capitalismo de intensidade global.

"A derrubada do muro foi uma necessidade histórica daquele momento. Como, antes daquilo, em certo momento foi uma necessidade histórica o muro existir. A derrubada significou um momento de liberdade para os cidadãos alemães, mas também uma condição de muitos problemas sociais que, ao contrário do que muitos imaginavam, até hoje não foram devidamente resolvidos, mesmo 20 anos depois", avalia.

"Será que a derrubada do muro resolveu todos os problçemas do povo da Alemanha? Eliminou as contradições entre o trabalho e o capital? Resolveu todos os problemas do povo, na saúde, na educação, na distribuição da riqueza, na verdadeira democracia?", questiona.

"Infelizmente, se caiu o muro de Berlim, o muro entre os que têm dinheiro e poder e os que não têm, entre os incluídos e os excluídos dessa sociedade cada vez mais voraz e menos humana, continua a existir. Se o socialismo daquela forma não foi a solução, o capitalismo também não está sendo. E nós, do PCdoB, vamos continuar buscando uma outra sociedade, da participação popular, da liberdade de fato e de direito, da justiça social".

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE