Inclusão sócio digital beneficia jovens do Conjunto Palmeiras

Projetos oferecem acesso à internet, formação na área de informática e incentivo ao empreendedorismo.

Internet

Acesso à internet, formação na área de informática e incentivo ao empreendedorismo. Projetos realizados no Centro de Cidadania Evandro Ayres de Moura (Conjunto Palmeiras, na Secretaria Executiva Regional VI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, vêm envolvendo jovens da comunidade em ações de qualificação e profissionalização. Eles são o Corredores Digitais e o Telecentro Comunitário, os quais oferecem cursos que promovem a inclusão sócio-digital através de desenvolvimento de pesquisas, serviços de Tecnologia da Informação e informática básica e avançada.

O projeto Corredores Digitais tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento, gerando oportunidades de criação de negócios em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) por estudantes que tenham concluído o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas. O projeto oferece capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras na área de TIC. De todos os projetos selecionados, 50% das vagas é garantida para alunos de escolas públicas.

De acordo com Marcos Costa, coordenador do projeto no Conjunto Palmeiras, 60 jovens selecionados receberam formação na área de empreendedorismo e elaboraram um Plano de Negócios. Os 20 melhores foram escolhidos para formar a Incubadora Digital, um suporte com infraestrutura de 22 computadores para o desenvolvimento das pequenas empresas da área de TIC, atuando com desenvolvimento de softwares. Os produtos são personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Participam do projeto jovens entre 16 e 29 anos, com uma bolsa de R$ 225 cada.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), Governo do Estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC), Pirambu Digital e empresas privadas do ramo de informática, incentivando a inclusão sócio-digital.

Já o projeto Telecentro Comunitário, também realizado no Evandro Ayres de Moura, divide-se em duas ações: Proinfor e Proinfor Integrado. No primeiro, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos participam de um momento de leitura e, em seguida, recebem aulas de informática. Já o Proinfor Integrado atende a 22 adolescentes entre 13 e 18 anos com aulas de informática básica e uma bolsa de R$ 100. “Nossa intenção é fazer com que esses jovens tenham acesso a informática e a todas as possibilidades que ela tem”, afirma José Cláudio, coordenador do Telecentro Comunitário.

Serviço

Centro de Cidadania Evandro Ayres de Moura, projeto Corredores Digitais: 3101.6433 (Marcos Costa) e projeto Telecentro Comunitário: 3488.3206 (José Cláudio)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza