Goianos participam do 12º Congresso Nacional do PCdoB

O 12º Congresso Nacional do PCdoB encerrou-se neste domingo (8), em São Paulo, com a eleição de 105 membros para o novo Comitê Central do Partido. Três goianos fazem parte da direção eleita: Aldo Arantes e André Tokarski, que cumprem atuação nacional e Luiz Carlos Orro, presidente estadual do PCdoB de Goiás.

O PCdoB de Goiás, por meio de 17 delegados eleitos na Conferência Estadual, participou do 12º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil que ocorreu entre os dias 05 a 08 de novembro no Anhembi, São Paulo, capital.

Cerca de mil pessoas participaram. Foram três dias de intenso debate e deliberações a cerca do Programa Socialista, do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, a importância de garantir o ciclo progressista no Brasil, a política de quadros, alterações estatutárias, entre outros assuntos correspondentes as teses documentadas pelo Comitê Central e debatidas nos vários municípios brasileiros.

O congresso foi marcado pela renovação e ampliação do Comitê Central. O número de dirigentes subiu para 105 camaradas. Renato Rabelo foi reeleito presidente nacional e Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda, eleita vice-presidenta do PCdoB.

Neste congresso, a delegação goiana contou com a participação de 18 participantes, entre eles, 11 delegados e 07 delegadas mulheres, eleitos na Conferência Estadual do PCdoB-GO realizada no inicio de outubro, em Goiânia.

DELEGAÇÃO GOIANA

Ailma Maria (presidenta estadual da CTB-GO);
Aldo Arantes (dirigente nacional – área do meio ambiente);
André Tokarski – direção nacional (juventude);
Cleuber Cardoso (presidente do PCdoB de Itumbiara);
Edsaura Pereira (membro do Comitê Regional-área da saúde);
Eline Jonas (presidenta da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher);
Elizangela Lima (presidenta do PCdoB da Anápolis):
Eliz Brandão (secretária de comunicação do PCdoB-GO);
Fábio Tokarski (vereador da capital de Goiás e dirigente estadual do PCdoB);
Geovana Reis (professora da UFG e secretária de formação PCdoB-GO);
Honório da Rocha (secretário de finanças);
João Guimarães (secretário de organização do PCdoB-GO);
Jordeni (Toquinho – secretário de juventude);
Lucia Rincon (vice-presidenta do PCdoB-GO);
Luiz Carlos Orro (presidente estadual do partido e secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia);
Nei Silvio (secretário municipal de esporte e lazer de Aparecida de Goiânia);
Paulo Victor Gomes (presidente da UJS-GO);
Virgilio Alencar (dirigente estadual/área cultural).

Os camaradas goianos, Luiz Carlos Orro, Aldo Arantes e André Tokarski (dois últimos cumprem atuação nacional) foram eleitos para compor direção do novo Comitê Central.

Luiz Carlos disse estar muito contente e honrado por representar, mais uma vez, Goiás no Comitê Central e irá atuar politicamente para aumentar muito mais a participação dos goianos em todas as esferas políticas e também no próximo Congresso Nacional do PCdoB, em 2013. "Temos uma missão muito importante para com o povo brasileiro, devemos unir nossos pensamentos e trabalhos para construirmos um mundo melhor, mais justo e solidário", acrescenta o membro nacional.

A diretora de esporte e lazer de Anápolis, Elizangela Lima, recém eleita presidenta municipal do PCdoB, estava bastante animada e participou ativamente do evento. “Foi uma honra e uma experiência incrível participar de um Congresso em um contexto tão importante para a vida do partido e dos brasileiros. Os ânimos estão redobrados e voltamos com um grande pique para crescer e fortalecer o Partido Comunista do Brasil no nosso estado,” comenta animada a dirigente municipal.

Mais informações sobre o Congresso na página virtual do PCdoB (www. pcdob.org.br ou vermelho.org.br).

Da redação, no Anhembi, SP

Eliz Brandão