Angela Albino eleita para o Comitê Central do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil encerrou neste domingo, 8 de novembro, seu 12o Congresso Nacional. A catarinense Angela Albino passa a integrar a direção nacional do Partido

Angela eleita para o CC - Alexandre Alves

Os critérios de composição do Comitê Central obedeceram aos seguintes objetivos: manter e, se possivel, aumentar o número de trabalhadores sindicalistas dado o caráter proletário dos membros do partido; incorporar trabalhadores do campo; agregar mais jovens, sobretudo de 20 a 30 anos, contribuindo para diminuir a média etária dos membros do Comitê Central; incorporar mais mulheres, adotando a cota mínima de 30%; incluir quadros mais atuantes na luta de idéias, cientistas, artistas, acadêmicos; ampliar, tanto quanto possível, a presença de presidentes estaduais do Partido e, por fim, conferir a integrantes de comissões a autoridade de membro do CC.

Segundo o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que coordenou a comissão eleitoral, o critério que amarra todos os demais critérios é o papel a cumprir no contexto coletivo. "Nenhum comitê central é composto por ranking de capacidade, não é este nosso critério, mas sim o da contribuição que cada integrante dará para a construção de uma direção que tem o desafio de preparar o partido para as novas e importantes tarefas que os comunistas têm pela frente", disse Walter, ao apresentar a sugestão de nominata.

A comunista Angela Albino, ex-vereadora na capital e primeira parlamentar a assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa pela sigla do PCdoB, foi apresentada na lista de nomes para o novo Comitê Central e eleita.

Para o PCdoB catarinense, a eleição de Angela é um reconhecimento ao trabalho político que vem sendo realizado no Estado, ao seu depempenho nas últimas eleições municipais, à sua atuação como parlamentar, e um estímulo à militância do Partido em Santa Catarina para organizar e fazer crescer o PCdoB ainda muito mais.