Vereadores de Fortaleza engajam-se na prevenção do Câncer de Mama

A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente reuniu-se nesta quinta-feira, 5, com entidades que lutam pelos direitos das mulheres mastectomizadas. Durante o encontro foi evidenciada a execução da Lei 11.664/08, que garante às mulheres acima de 40 anos o exame preventivo ao câncer de mama anual.

Diante das colocações das instituições, a presidente da Frente, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), destacou o compromisso do presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT), na divulgação e na implementação da Lei na Capital. O próximo passo nesta luta será a realização de um mutirão na Semana de Mastologia, que ocorrerá de 16 à 22 de novembro, com o envolvimento de vários setores do Poder Público e da sociedade.

Eliana enfatizou ainda a realização de campanhas publicitárias na TV Fortaleza, a elaboração de um folder explicativo, além da utilização da Tribuna Livre na Câmara, propostas estas que serão levadas à Presidência da Casa. A Frente marcará um segundo momento para elaborar o cronograma das atividades.

Segundo a gerente administrativa do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Valéria Mendonça, é preciso uma conscientização acerca da Lei. Ela destacou a necessidade de se gerar a demanda para o Sistema Único de Saúde, mostrando para o Poder Público que a prevenção nesta faixa etária é importante, tendo em vista o aumento do índice de câncer de mama e a variação de faixas atingidas.

Outro ponto destacado foi a oferta do exame de mamografia na Capital, hoje com uma fila de espera que não condiz com a realidade, segundo os movimentos. Esta problemática foi tema de debate no último dia 27 de outubro, proposta do presidente Salmito, que provocou uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na próxima segunda-feira, 09, às 10h, na sede do órgão.

Fonte: Câmara de Fortaleza