Edvaldo abre Conferência de Educação

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, abriu na noite dessa terça-feira, 3, no Iate Clube, a Conferência Intermunicipal de Educação, que este ano tem como tema ‘Construindo o sistema nacional articulado de educação – Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação'. A proposta é abrir espaço para que toda a sociedade possa ajudar a construir coletivamente políticas púbicas educacionais que atendam aos anseios da população.

O evento reúne professores, coordenadores, gestores públicos, pais, estudantes, representantes de entidades sindicais, conselhos de educação e movimentos sociais da capital, de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. De acordo com os organizadores, cerca de 700 pessoas se inscreveram no encontro.

Até a próxima quinta-feira, 5, os participantes vão discutir seis eixos temáticos, entre eles gestão democrática, formação e valorização dos profissionais da educação. No final da programação, as propostas apresentadas durante o encontro serão votadas e os inscritos vão eleger os delegados que representarão os três municípios na Conferência Estadual de Educação.

Segundo Edvaldo, a conferência vai auxiliar na construção de um projeto de educação que tenha como base a valorização do magistério, a qualidade do ensino e a participação de toda a sociedade. "Apesar de estar com a agenda repleta de compromissos, fiz questão de estar aqui para reafirmar nosso compromisso com a educação em Aracaju, parabenizar os organizadores e desejar sucesso nos debates. O que a população sugerir e definir como prioridade, nós vamos ouvir e buscar atender", garantiu.

Para o prefeito, o primeiro passo é tornar a escola mais atrativa. "Para muitas crianças e adolescentes carentes, a educação é a único meio de construir um futuro digno, com boas perspectivas. A educação pública tem que ser de qualidade, democrática, inclusiva e competitiva. E a escola precisar atrair, estimular os alunos e faze-los vislumbrar nos estudos um instrumento de transformação pessoal", disse Edvaldo.

Desafios

Na opinião da secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o principal desafio da educação é melhorar a qualidade do ensino da escola pública. "Nos últimos dois anos, conseguimos melhorar nossos indicadores, como o Ideb, mas precisamos avançar ainda mais e fazer o aluno aprender. Foi por isso que ao prefeito lançou a campanha ‘Pelo Direito de Aprender'", afirmou.

Para o promotor de Justiça dos Direitos da Educação, Luis Fausto Valois, que na abertura da conferência representou o Ministério Público de Sergipe, a melhoria da educação só pode acontecer se todos os segmentos da população forem ouvidos. "A educação tem que ter a cara das pessoas, dos protagonistas. Os anseios das comunidades no que diz respeito à educação precisam ser ouvidos e essa conferência serve justamente para estimular a participação", opinou.

O professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fábio Alves, que proferiu a palestra inaugural, disse que um novo Plano Nacional de Educação está sendo construído e será consolidado no ano que vem. "O objetivo principal é melhorar os índices da educação do Brasil, melhorar a gestão da escola, tornando-a mais participativa, e integrar os sistemas municipais, estaduais e federais de educação, que hoje ainda não estão inteligados. As conferências são um primeiro passo", destacou.