Mostra leva cinema ao sertão

Com exibições na sede e na zona rural, começa hoje a I Mostra de Cinema de Iguatu, garantindo programação variada

Filmagens de "O homem que engarrafava nuvens"

Até o próximo dia 10, moradores desta cidade terão oportunidade de participar de exibição de filmes, mostra fotográfica e exposições. Começou, ontem, a I Mostra de Cinema de Iguatu. Na abertura do evento foi exibido o longa metragem de Lírio Ferreira, "O homem que engarrafava nuvens", um documentário sobre o poeta e compositor, Humberto Teixeira, natural deste município.

O evento é promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Aguaboa Cultural e tem por objetivo reunir um painel diverso de produções cinematográficas, com filmes em formato de curta, média e longa metragem. As películas serão exibidas de forma gratuita em salas de convenções adaptadas para cinema e também ao ar livre em comunidades rurais. A ideia é difundir a produção cinematográfica nacional.

No Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira foi aberta, ontem, às 17 horas, a mostra Acervo Humberto Teixeira, que reúne fotos, dados biográficos, letras de composições em parceria com Luiz Gonzaga. A finalidade é resgatar aspectos desconhecidos do público sobre o compositor iguatuense e difundir a sua produção musical, que inclui, dentre outras, "Asa Branca", "Juazeiro", "Assum Preto" e "Paraíba". Durante as exibições itinerantes dos filmes, os espectadores terão oportunidade de acompanhar a mostra fotográfica "Contraplano", sobre bastidores de produções cinematográficas. As fotos são de Camille Costa, coordenadora da ONG Aguaboa Cultural, instituição recém criada, cujo nome recebe inspiração no significado indígena em língua tapuia do topônimo Iguatu, que quer dizer "água boa ou rio bom".

O longa metragem "O homem que engarrafava nuvens" foi exibido, ontem, no auditório do Sesc, pela primeira vez, nesta cidade. A produção é da filha do compositor, a atriz Denise Dumont. Há locações feitas nesta cidade. Antes, foi exibido o curta metragem, "A mulher biônica", de Armando Praça. Hoje, a partir das 17 horas, no Colégio Liceu de Iguatu, serão exibidos o curta metragem de Patrícia Bahia, "Águas de Romanza", e o longa de Eliane Caffé, "Narradores de Javé".

Amanhã, a programação chega ao distrito de José de Alencar, com o curta "Cine Holiudy – O artista contra o caba do mal", de Halder Gomes, seguido do longa, "Abril Despedaçado", de Walter Sales. Na sexta-feira, será a vez dos alunos da Escola Antônio Albuquerque participarem do evento. Na programação, exibição dos curtas "Marilda e a lata de leite condensado", de Micheline Helena; "O amor do palhaço", de Armando Praça; "Sim, sou uma delas", de Eduardo Scaldaferri.

A mostra acontecerá ainda no Colégio Filgueiras Lima, no Distrito de Suassurana, na Faculdade de Educação de Iguatu e o encerramento será no Teatro Pedro Lima Verde, com a exibição do premiado "Céu de Suely", longa metragem de Karin Ainous, totalmente rodado nesta cidade. "O nosso objetivo é difundir a produção cinematográfica nacional e contribuir para a formação de uma plateia com olhar crítico", disse Camille Costa, da ONG Aguaboa.

Fonte: Diário do Nordeste