Aurora realiza II Conferência Municipal de Cultura

Mais de 200 pessoas entre artistas, artesãos, músicos, literatos, professores, representantes da sociedade civil organizada e do poder público participaram nesta sexta-feira, 30 de outubro, da II Conferência Municipal de Cultura de Aurora.

Sob a coordenação do secretário de Cultura José Cícero e da equipe da Seculte, a Conferência da Cultura ocorreu diante de uma platéia ativa, participativa e entusiasmada. “Todos os conferencistas aurorenses tomaram parte do processo de discussão dos cinco eixos temáticos apontados para o centro do debate”, confirmou Cícero.

A plenária da conferência foi aberta pelo vice-prefeito Antonio Landim seguido por um café da manha. Em seguida o secretário José Cícero fez uma explanação acerca da conferência para a elaboração de um diagnóstico de como se encontra o movimento cultural aurorense. “Será uma forma legal de dizermos aos nossos governantes como anda a nossa cultura e, mais que isso, o que pensa e o que fazem os nossos artistas e artesão”, explicou.

Após a apresentação dos temas contidos nos eixos centrais, aconteceu a divisão da platéia em cinco grupos temáticos e de trabalho que elegeram coordenador e relator para o processo de elaboração e colhimento de propostas. Além do vice-prefeito, estiveram presentes o secretário de Agricultura José Dácio, de saúde Petrúcya Lira e representantes da Ação Social e Educação.

Após as discussões em grupo aconteceu a apresentação das propostas e sugestões do cincos grupo. Aprovadas, as propostas foram entregues ao relator da Seculte para a sistematização em um só documento submetido ao coletivo de participantes. Depois ocorreu o processo de escolha por aclamação dos delegados que irão representar Aurora na Conferência Estadual de Cultura.

Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a II conferência de Aurora se transformou num autêntico espaço de consulta pública sobre as diretrizes que devem orientar a elaboração das políticas culturais para o município. Além disso, o encontro também servirá para o norteamento dos sistemas de cultura do município, do estado e da União.

Após os procedimentos regimentais foram eleitos pelos presentes os seguintes delegados: Cícero Gomes, Raimundo Leal, Manoel Landim, Maestro Lula, Terezinha Frazão e Deyse da Silva, bem como os respectivos suplentes por ordem dos votos obtidos no plenário obedecendo ao critério de 50% de representantes do Poder Público e 50% da sociedade civil.

Fonte: Blog de Aurora