Lula Morais destaca que CPI da energia elétrica gera resultados

Em pronunciamento nesta sexta-feira (30/10), o deputado Lula Morais (PCdoB) destacou matérias publicadas nos jornais Diário do Nordeste e O Povo, apontando mudanças nos cálculos das tarifas de energia elétrica.

Ele lembrou que assunto foi investigado tanto pelas comissões instaladas na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal quanto pelo Tribunal de Contas da União, que constataram que as empresas concessionárias vêm embolsando, desde 2002, valores que somados atingem a marca de R$ 8 bilhões de reais.

Segundo Lula, pelas contas do Tribunal de Contas da União, o valor das tarifas poderá ser reduzido em até 2% no reajuste de 2010, em decorrência do aumento da demanda por energias, e o consumidor poderá ser ressarcido do que foi recolhido a mais. O parlamentar disse que a medida é uma vitória pelo empenho que o Parlamento teve na investigação do caso.

Ele afirmou que no início, de 2002, há pouco tempo atrás, não se tinha conhecimento desses ganhos a mais que as empresas de energia estavam obtendo. “O que conseguimos comprovar é que em alguns estados, esse aumento das taxas era bem visível, como no caso do Ceará”, explicou o deputado, informando que nossa tarifa está sobretaxada em 22%.

Lula informou que o relatório da comissão de investigação da Casa estará pronto até o dia 19 de novembro, quando será apresentado para a sociedade, com sugestões de soluções para as empresas ressarcirem a sociedade. “Todo nosso trabalho está surtindo efeito. Vamos perseguir o Ministério Público em busca de justiça, pois vemos que é possível corrigir o erro que a Aneel provocou”, concluiu.

Queixa

O deputado informou ainda que as pessoas da comunidade da Aerolândia estão insatisfeitas e com medo de perder seu espaço para lazer e reuniões comunitárias, assim como a escolinha que é mantida pela comunidade, em razão uma obra de urbanização de grande porte que está sendo realizada no local.

A obra consiste na criação de espaços amplos para lazer, assim como ciclovias, além da criação de uma estação elevatória de esgoto, que visa melhorar o esgotamento sanitário da região, que sofre com problemas devido ao acúmulo de lixo. Lula disse que é possível garantir neste projeto espaços para a comunidade, e que espera que os envolvidos encontrem um meio de preservá-los, visto que a localidade possui poucas áreas livres.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL