Memorial da Cultura Cearense homenageia Louis Braille

Exposição Na Ponta dos Dedos comemora os 200 anos de nascimento de Louis Braille e mostra alternativas de acessibilidade dentro dos museus.

As pessoas com deficiência já ganharam várias batalhas para ter o seu direito de acesso respeitado em lugares como escolas e ruas. Mas o que fazer para tornar as obras de um museu acessíveis a este público? A exposição Na Ponta dos Dedos, que entra em cartaz dia 29 de outubro no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, traz algumas respostas para essa questão.

A exposição é resultado de uma experiência de curadoria participativa com os membros do projeto Acesso (ação de inclusão social desenvolvida pelos museus do Centro Dragão do Mar), representantes de várias instituições relacionadas ao tema, pessoas com deficiência e artistas locais. A exposição vai mostrar questões do cotidiano destas pessoas, a expansão do sistema Braille e as novas tecnologias de acessibilidade.

Toda legendada em libras, Na Ponta dos Dedos, apresenta objetos da escrita em Braille, como livros e rótulos, vídeo com depoimento de deficientes visuais, além dos resultados das oficinas realizadas em outubro acerca do tema, como, por exemplo, as obras do Ateliê Experimental, realizado entre os artistas Sólon Ribeiro e Marina de Botas, e pessoas com deficiência. Outra novidade é a Sala Escura, onde o visitante pode realizar um percurso e sentir-se na condição de deficiente visual.

Oficinas

Desde o início de outubro, o Memorial da Cultura Cearense desenvolve oficinas com temáticas ligadas ao deficiente. Essas ações seguem durante o mês de novembro, em conjunto com a exposição. São elas: Curso Arte, Cultura, Design e Deficiência Visual: projetos criativos que ultrapassam o limite da visão, com a Doutora Viviane Sarraf, especialista em Museologia (MAE/USP); Oficina de Monotipia Visual, com a equipe do Projeto Gravura Oficina em Rede; Oficina Portas da Visão Interior, com Maurício Coutinho; Ateliê Experimental, que segue com a residência artística entre Sólon Ribeiro, Marina de Botas e grupos de pessoas com deficiência visual;

Diálogo Cultural: debate sobre linguagens acessíveis como Braille e as novas ferramentas de comunicação no campo da informática. Dia 06 – Braille: o mundo na Ponta dos Dedos. Com Ana Lúcia Franco, professora, mestranda em Ciência da Educação. Dia 20 – Instrumentos Acessíveis e Comunicação. Com Paulo Roberto Cândido de Oliveira, engenheiro elétrico, instrutor de informática inclusiva com o uso do Dosvox, professor com formação na área de deficiência visual e membro da SAC – Sociedade de Assistência aos Cegos.

Projeto Acesso

Desenvolvido pelo Memorial da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea, o projeto tem o objetivo de trabalhar a acessibilidade universal nas exposições do Centro Dragão do Mar, apostando nas diferentes vias de apreciação que o museu pode oferecer. O deficiente visual, por exemplo, pode visitar a exposição incluída do projeto e perceber as obras através do tato, das informações em Braille e do Dosvox. Já o deficiente auditivo, tem acesso a todas as informações da mostra por meio das Libras. A monitoria é especializada, coordenada pela gerente do Memorial, Márcia Bitú Moreno, e funciona com a parceria de diversas instituições de pessoas com deficiência.

Na Ponta dos Dedos foi desenvolvida com a participação de instituições como a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec), o Centro de Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência Visual (CAP), o Instituto dos Cegos, o Grupo de Legendagem e Audiodescrição da Uece (Lead), o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), o Movimento das Pessoas com Deficiência (MPcD), o Setor de Braille da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) e Carlos Gibaja Fotografia. Além dos artistas Eduardo Eloy, Maina de Botas, Solon Ribeiro e Maurício Coutinho.

Serviço:

Abertura da exposição Na Ponta dos Dedos, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar, dia 29 de outubro de 2009, às 19h. Horário de visitação: de terça a quinta, das 9h às 18h30. De sexta a domingo, das 14h às 20h30. Acesso livre.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar