Deputado Italiano receberá título de Cidadão Honorário

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza reunião solene no próximo sábado, dia 31, para entregar o título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte ao Deputado Italiano Fabio Porta. A homenagem foi proposta pela Vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), que conhece de perto o trabalho do parlamentar.

“O Deputado Fábio Porta é um exemplo para a política por suas escolhas sempre pautadas pela ética e pela esquerda democrática. Ele sempre lutou pela construção da cidadania e sempre apoiou ações para a qualificação dos trabalhadores italianos e brasileiros”, afirma Scarpelli.

Com forte atuação junto aos italianos e seus descendentes que residem no Brasil, o parlamentar goza de grande popularidade com a comunidade italiana de Belo Horizonte. Comunidade esta que sedia durante esta semana o V Seminário sobre a Imigração Italiana no Brasil na UFMG. O evento discutirá as pesquisas sobre a contribuição dos italianos na cultura mineira.

A solenidade de homenagem ao Deputado Fabio Porta será realizada no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 31 de Outubro as 20 horas.

A tragetória de Fabio Porta

Natural de Caltagirone (Itália) e formado em 46 anos, é casado e pai de duas filhas. O sociólogo, especializado em Educação de Adultos, reside no Brasil desde 1998, quando assumiu a direção e coordenação de entidades mantidas no Brasil, e em países da América latina, como o Patronato ITAL, a UIM (União dos Italianos no Mundo), o CAAF (Centro de Assistência Fiscal), a Ong “Progretto Sud” (Projetos internacionais de cooperação social econômica) e o Instituto de formação profissional “Armando Suffredini”, entre outras.

Poucos meses depois de seu ingresso ao Brasil, o deputado fundou o Centro “Espaço dos Sonhos”, que presta serviço sócio-assistencial a famílias carentes da cidade de São Paulo. No ano seguinte, em 1999, foi nomeado Conselheiro Técnico da Câmara Italiana de Comércio e Indústria.

Entre 2000 e 2008, o parlamentar foi presidente do Patronato ITAL, mas deixou o cargo após ser eleito dos representantes ítalo-brasileiros na Câmara dos Deputados na Itália, pela circunscrição exterior. Porta foi eleito pelo Parlamento Italiano em 2008, por meio do Partido Democrático (PD), fundado em outubro de 2007, a partir da fusão de outros partidos de centro-esquerda.

Além de membro da Comissão Permanente de “Relações Exteriores e Comunitárias” e “Vice-Presidente do Comitê Permanente para italianos, o italiano, desde 2005, é vice-presidente do Comites de São Paulo.