Centenário de fundação do DNOCS é comemorado no Senado

Primeiro órgão federal específico para o semiárido, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) recebeu homenagens no Plenário do Senado, nesta quarta-feira, em razão do seu centenário de fundação. Na sessão foram ressaltados o pioneirismo da instituição e a necessidade de sua revitalização.

Solenidade Senado 100 anos DNOCS

Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do requerimento de realização da homenagem, lembrou que o embrião do Dnocs surgiu ainda com Dom Pedro II. Foi instalado em 1909 como Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS) e só em 1945 passou a ser conhecido pelo atual nome. Por muito tempo, foi a única agência governamental federal executora de obras no Nordeste, e ao longo dos anos, mudou a mentalidade do sertanejo, fazendo-o resistir às intempéries, tentando dar condições ao sertanejo de se fixar em sua terra.

Agora, com as mudanças climáticas, na opinião do parlamentar, o órgão, graças à sua "capilaridade, acervo técnico, bens patrimoniais" terá papel fundamental na elaboração e execução de um plano para a região do semiárido, provavelmente uma das mais atingidas pelo aquecimento global. Esse quadro justifica o seu fortalecimento.

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO), na presidência dos trabalhos, leu mensagem do presidente do Senado, José Sarney, que salientou como a entidade melhorou a vida do povo mais pobre, habitante do polígono das secas. Antes com caráter assistencialista, o Dnocs passou a adotar uma abordagem estrutural, trabalhando para que o sofrimento não mais ocorresse, e não apenas o minorando. Hoje, disse Sarney, o Dnocs é um órgão moderno e bem administrado, que atua na promoção do desenvolvimento sustentado da região.

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) lembrou que, para continuar a existir, o Dnocs não pode viver só de passado. Já Tasso Jereissati (PSDB-CE) frisou o bom trabalho com planejamento sobre a questão hídrica para toda a região, com a execução de barragens, arquitetura, engenharia, e cálculos, que ajudaram a formar um "banco de conhecimentos" sobre o assunto. Ele também ressaltou o papel fundamental do Dnocs na integração entre a gestão dos recursos hídricos dentro de todo o Nordeste brasileiro, como a transposição do Rio São Francisco. Já o senador Flávio Torres (PDT-CE) lamentou que a instituição não esteja recebendo a atenção merecida, nem sendo dotada dos recursos de que precisaria.

Participaram da sessão especial o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto; o superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), Francisco Viana; o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; os deputados José Airton Cirilo (PT-CE); Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara; e Fernando Nascimento (PT-PE); além de outras autoridades, como o prefeito de Crateús (CE) e de Potengi (RN).

Leia aqui íntegra do discurso do Senador Inácio Arruda

Fonte: Assessoria de impresa do Senador Inácio Arruda