Vereadores de Fortaleza debatem prevenção ao câncer de mama

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 27, audiência pública sobre a implementação da Lei Federal 11.664/2008, que assegura o exame preventivo do câncer de mama em mulheres acima de 40 anos. Durante o debate, proposto pelo presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT), várias entidades puderam expor as dificuldades enfrentadas na realização de uma mamografia. A sessão foi presidida pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

Audiência pública sobre câncer de mama

“Precisamos garantir tratamento, reabilitação funcional, acesso a próteses mamárias, condições de ir e vir do tratamento para as mulheres mastectomizadas” disse a vereadora destacando que o câncer de mama é a maior causa de morte entre mulheres. “Temos pela frente, apesar de todos os avanços dos últimos anos, um grave problema que envolve direitos sexuais, direitos reprodutivos, direito ao corpo e a saúde pública cada vez mais preparada para atender e entender a condição feminina”, completou.

A coordenadora do Projeto Hospital da Mulher, Lourdes Góes, destacou a necessidade de uma rede que envolva todos os profissionais no processo de consulta, diagnóstico e tratamento. Ela salientou ainda o ganho das mulheres com a instituição da Lei, e afirmou que a solução para enfrentar a demanda de mamografia é a potencialização dos serviços. “O sistema tem uma dívida com as mulheres”, pontuou ela.

“As leis existem, mas nós temos que lutar para que sejam cumpridas”, ressaltou Valéria Mendonça, coordenadora do movimento internacional de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa” em Fortaleza. Ela salientou a mobilização desenvolvida na Capital por meio do movimento. Valéria chamou a atenção para o apoio das mulheres nesta luta, exigindo a marcação de mamografias preventivas.

Diante das colocações, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde. Reginaldo Alves, marcou uma reunião para o dia 04 de novembro, às 9h, na SMS. De acordo com ele, neste encontro serão detectados os problemas enfrentados na marcação de exames, e, com isso, a Secretaria terá uma noção da demanda real de mulheres na espera. Segundo Reginaldo, atualmente no Sistema de Marcações só existe uma fila de espera de 56 mulheres.

“Nós vamos desfazer esse nó”, frisou a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), ao evidenciar o compromisso firmado pelo Legislativo nesta luta. A parlamentar engajou a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente nos debates, e irá realizar uma reunião na próxima quinta-feira, 05, a partir das 14h, na Câmara. Ela destacou ainda a utilização da TV Fortaleza e Rádio FM 107.3 na divulgação da Lei. Além disso, a vereadora comunista deu entrada num requerimento para realização de uma reunião junto às comissões de Saúde e Transporte para acompanhar e propor medidas que permitam a garantia da gratuidade no transporte público para as mulheres mastectomizadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes com informações do site da CMF