Lula Morais ressalta Conferência Nacional de Cultura

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, na sessão desta quarta-feira (28/10), a importância da Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março de 2010, em Brasília. O parlamentar destacou que estados e municípios brasileiros estão realizando suas conferências estaduais e municipais de cultura, de modo a discutir políticas públicas votadas à área cultural e encaminhar essas discussões e propostas à conferência nacional.

O parlamentar informou que a Conferência Nacional de Cultura terá como tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. “Somos uma nação ímpar, com uma raça oriunda de três outros povos, africano, indígena e europeu, o que gerou uma diversidade muito grande e uma cultura igualmente ímpar”, afirmou Lula Morais.

Segundo ele, a conferência vai abordar a compreensão de cultura em três dimensões: a simbólica, a cidadã e a econômica. “A dimensão simbólica fundamenta-se na ideia de que é inerente aos seres humanos a capacidade de simbolizar, que se expressa por meio das diversas línguas, valores, crenças e práticas; a dimensão cidadã fundamenta-se no princípio de que os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos; e a dimensão econômica compreende que a cultura, progressivamente, vem se transformando num dos segmentos mais dinâmicos das economias de todos os países, gerando trabalho e riqueza”, explicou.

Lula Morais destacou ainda os avanços obtidos no Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a criação do vale-cultura, que prevê o incentivo ao acesso a cinemas, teatros e outras atividades culturais para os mais pobres. “É uma forma de democratizar a cultura a todos os segmentos sociais do nosso País”, afirmou.

Em aparte ao pronunciamento de Lula Morais, o deputado Artur Bruno (PT) parabenizou o colega pelo pronunciamento e também destacou a atuação do Governo Lula na democratização da cultura. “O Governo Federal está apostando na emenda constitucional que determina que 2% das receitas nacionais, 1,5% nos estados e 1% nos municípios sejam repassados para a cultura. Ainda é pouco, mas em comparação com o que temos hoje já representa um grande avanço”, avaliou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL