Fortaleza recebe a III Conferência Municipal de Cultura

Noite de abertura contou com mais de 450 pessoas

A cultura faz história. Mais de 450 pessoas, entre artistas, produtores culturais e representantes do poder público, de universidades e da sociedade civil organizada, compareceram ao Teatro São José, equipamento cultural guardado na memória afetiva dos fortalezenses, na noite de ontem (27) para a abertura da III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza.

Saudando a plateia, a Secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, abriu o evento, dizendo que a Conferência era convocada e reconhecida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, mas que não fazia sentido sem a participação popular. “Estou muito feliz por contar com vocês”, celebrou. Ela adiantou que aquele momento serviria para a leitura do regimento interno da III Conferência de Cultura para aprovação em plenária, no qual todos, desde já, poderiam ajudar a construir a própria Conferência.

Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III CMC é um espaço de consulta pública sobre as diretrizes que devem orientar a elaboração das políticas culturais para o município. Instância integrante do Sistema Municipal de Cultura, prevê ampla e irrestrita participação da sociedade civil, dos poderes legislativos e dos governos municipal, estadual e federal. “A Conferência representa a consolidação de um debate em torno das políticas culturais que vem sendo construído ao longo da Gestão Luizianne Lins. É um marco estratégico”, avaliou o vereador Guilherme Sampaio.

“Existem duas questões fundamentais a serem debatidas e construídas coletivamente: o Sistema Municipal de Fomento à Cultura, que trata de fundos, incentivos e financiamentos para a área; e o Plano Municipal de Cultura, documento que vai nortear as ações culturais para os próximos dez anos, se afirmando como uma política de Estado”, antecipou Márcio Caetano, secretário executivo de Cultura de Fortaleza.

A proposta de Lei que cria o Sistema Municipal de Fomento quer ver cumprida a meta de investimento sugerida em âmbito federal em relação ao bolo orçamentário dos três poderes – 2% para União, 1,5% para os Estados e 1% para os Municípios.
Etapa integrante da II Conferência Nacional de Cultura, a III CMC ainda vai aprovar o Plano de Ação para as Cidades Históricas (PAC das cidades históricas) e eleger delegados para a etapa estadual da II Conferência Nacional.

O Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, aproveitou o palco da III CMC para fazer um apelo político: “Nós estamos numa corrida desesperada para, até 2010, criar o Sistema Nacional de Cultura, o Fundo Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura, com vistas a manter tudo que foi construído no Governo Lula. Se não assumirmos a militância a partir de agora, poderemos ver um grande retrocesso, porque nada ainda está institucionalizado”.

O artista plástico e professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFET-CE), Herbert Rolim, que sonha em ver o corredor cultural o Benfica integrado e pretende usar a III CMC como espaço para discussão dessa proposta, acredita que a Conferência vai criar mecanismos de sustentabilidade da cultura, garantindo conquistas, avanços e continuidade. “Entendo a cultura como um direito social e, para prevalecer esse direito, a gente tem que se organizar”, defendeu.

O fotógrafo Tiago Santana acredita que esse tipo de evento é fundamental para demarcar a cultura como uma política pública necessária. “Por mais que existam intenções, sem a participação da rede dos produtores culturais e artistas, nada tem efeito. Só num espaço como esse efetivaremos uma política pública séria, consequente e contínua”.

A III Conferência Municipal de Cultura continua durante todo o dia de hoje no Seminário da Prainha, local dos Grupos de Trabalho (GTs) orientados a partir de eixos e sub-eixos temáticos. Na manhã do dia 29, será realizada a Plenária Final, com apresentação das diretrizes elaboradas nos GTs para o debate e aprovação do documento final, além da eleição dos delegados e delegadas municipais para a Conferência Estadual de Cultura.

A III CMC será encerrada com uma aula-show de José Miguel Wisnik, compositor, cantor e pianista (e professor da USP), e Arthur Nestrovski, compositor, violonista, crítico e escritor (e editor da PubliFolha). A aula-show acontece no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, dia 29 de outubro, às 20h.

Serviço

III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza – Dias 28 e 29 de outubro, no Seminário da Prainha (cruzamento das avenidas Dom Manoel e Mons. Tabosa). Show de encerramento com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor