No Canindezinho, União dos Moradores promove incentivo à leitura

O bairro Canindezinho, em Fortaleza, tem dado exemplo do gosto pelos livros. Por iniciativa da União dos Moradores, foi iniciada uma ação de incentivo à leitura em conjunto com o SESC. Quinzenalmente a BiblioSESC, um caminhão adaptado com prateleiras, espaço de leitura e um acervo de 3.500 livros, vai ao bairro. “Os moradores tinham vontade de ler, mas achavam os livros caros”, diz a presidente da União, Regina Márcia Ferreira Diolino.

Agora, eles podem ler na BiblioSESC ou levar livro emprestado, com o compromisso de devolverem o exemplar em 15 dias. Podem também renovar o empréstimo por igual período. A partir daí surgiu uma nova parceria. Este ano, o bairro é o beneficiado pelo projeto Livro Vivo, da Editora Paulus. Depois da capacitação de 50 professores e educadores sociais, no último dia 16, o projeto promoveu uma manhã de cultura na Praça do Canindezinho. Houve distribuição de kits contendo seis livros infantis, cada, e uma programação envolvendo teatro, música, pintura de rosto, capoeira e contação de histórias.

O projeto Livro Vivo “tem a missão de incentivar a leitura e contribuir para a promoção social de crianças e educadores sociais”, diz a socióloga Carolina Gadelha Borges, do setor de divulgação da Paulus. Criado em 2006, o projeto é realizado em nível nacional. Para esta edição em Fortaleza foram disponibilizados 3 mil kits.

Em todo o País, o projeto “atinge milhares de crianças com a distribuição de livros às comunidades carentes e capacitando educadores, tendo como objetivo reduzir as desigualdades sociais nas regiões atendidas e estimular o precioso hábito da leitura, promovendo novos cidadãos, com as ferramentas necessárias para um mundo melhor”, explica Carolina.

Para motivar a participação da comunidade no projeto da Paulus, a presidente da União dos Moradores percorreu escolas do bairro convidando professores e gestores para a capacitação. Ela entrou em contato também com educadores sociais, na maioria jovens. e com as mães do programa Mulheres da Paz. São eles que darão continuidade as ações de incentivo à leitura.

A Paulus e a Biblioteca do SESC, através de sua coordenadora Ana Paula Lima Barros, atuaram em parceria na manhã cultural. Assim, tanto as crianças atendidas pelo projeto Livro Vivo, como os adultos que freqüentam a BiblioSESC poderão aproveitar a oportunidade para o contato com os livros.

Diante do empenho da União de Moradores do Canindezinho em promover o hábito da leitura na comunidade, Ana Paula destaca o interesse dos moradores que frequentam a BiblioSESC. Dos 1.903 inscritos de 20 bairros de Fortaleza, 218 são do Canindezinho. Segundo ela são pessoas que realmente gostam de tomar os livros por empréstimo.

Fonte: Agência da Boa Notícia