Fortaleza sedia seminário sobre transporte coletivo

Fortaleza recebe esta semana seminário da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o projeto de Lei 694/95, que estabelece novas diretrizes para o sistema de transporte coletivo urbano. O debate acontece esta quinta-feira, 29/10, às 15h, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa.

Integrante da comissão e autor do requerimento que originou o seminário na capital cearense, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) destaca a importância de trazer a discussão a Fortaleza, onde os problemas de trânsito estão na ordem do dia e o sistema de transporte coletivo terá de ser aperfeiçoado com vistas à Copa do Mundo de 2014.

“Dado o histórico brasileiro de prioridade ao transporte rodoviário, esse debate está presente hoje na maioria das capitais. Mas Fortaleza é um exemplo forte de cidade em que a questão do trânsito preocupa as autoridades e atinge todos os segmentos da população”, destaca Chico Lopes.

“Por isso trouxemos esse debate para Fortaleza, como forma de chamar atenção para o problema do trânsito na capital e de discutir as futuras diretrizes nacionais do transporte coletivo, que é fundamental para o trânsito e a qualidade de vida nas grandes cidades”, acrescenta, complementando: “Fortaleza recebe a Comissão Especial sobre as diretrizes do transporte coletivo em um momento em que a cidade se volta para o planejamento para um grande evento, que será a Copa do Mundo de 2014”.

Fortaleza: 5,5 habitantes por veículo

Chico Lopes destaca ainda o desafio da integração entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, cidade que tem hoje uma frota de 538.772 veículos para uma população de 2.447.437 habitantes (5,5 habitantes para cada veículo de uso “individual” – automóvel, motos e motonetas). São 223,6 veículos de uso “individual” para cada veículo público de uso coletivo (frota de ônibus e transporte complementar). “Números preocupantes, que levam a reflexões sobre a necessidade de mudanças no trânsito de nossa cidade”.

Participantes

Estão sendo convidados a participar do seminário o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins, os deputados estaduais e federais e os prefeitos e vereadores dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, além de representantes do Ministério do Transporte, da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (METROFOR) e do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (TRANSFOR). Entre outros convidados estão representantes da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (SINDIÔNIBUS).

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE