Sem categoria

Aparição de Serra em programa do DEM gera polêmica no partido

O presidente do Democratas, Rodrigo Maia, quer vetar a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em um programa do DEM. O tema teria gerado polêmica entre o Democratas, segundo afirma o jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, teria incluído em seu espaço no programa imagens ao lado de Serra. Para Maia, o programa deve ser usado apenas para divulgar o trabalho de seu partido. "Nunca foi cogitada a participação de tucanos, até porque seria ilegal", disse Maia à Folha.

Ao discutir o assunto, Maia teria pedido a Kassab que vetasse as imagens de Serra, porque o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), não teria espaço no programa.

O deputado democrata gaúcho Onix Lorenzoni defendeu que apenas políticos do DEM deveriam ter espaço no programa.

O programa será apresentado por Maia e deve ir ao ar na próxima quinta-feira.

Discutindo a relação

Não é a primeira vez que o presidente nacional do DEM coloca Serra numa saia-justa. Na semana passada, Maia insinuou que Serra não cativa os eleitores e defendeu o nome de Aécio Neves como candidato presidencial do PSDB.

Ontem, o deputado voltou ao tema. Insistiu na necessidade de o PSDB antecipar o anúncio do seu candidato a presidente para o final do ano, e não em março, como quer o governador de São Paulo. Segundo Rodrigo Maia, se Serra desistir da candidatura em março, Aécio poderia ter sua candidatura inviabilizada.

"O Aécio é um nome com maior capacidade de agregação, mas tem, segundo as pesquisas, um nível de reconhecimento menor na população. Se ele só puder começar a campanha em abril, praticamente não terá tempo de se tornar conhecido do eleitorado", explicou Rodrigo.

O deputado afirma que seu partido manterá a aliança com o PSDB, independentemente da escolha dos tucanos entre Serra e Aécio. “O relacionamento dos dois partidos ficou definido desde o momento em que Gilberto Kassab, do DEM, venceu as eleições em São Paulo com o apoio dos tucanos. Mas isso não nos impede de ter opinião e de fazer críticas à estratégia dos aliados.”

E a principal crítica que Rodrigo Maia faz ao PSDB é que o atraso na definição do candidato – e, portanto, da campanha – está deixando a oposição paralisada, enquanto a candidata do governo, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mexem. “Já falei isso e repito: estamos com nossas bases, nos Estados, sem condições de definição, sem um contraponto que lhes auxilie na campanha. Se é para não confrontar com o governo federal, então o melhor nome para concorrer à Presidência é o do Aécio Neves. Fecharíamos agora em torno dele e poderíamos trazer para o nosso campo o PSB e o PP. O Serra é melhor em caso de confronto. Mas, se ele foge do embate, então o melhor é o Aécio”, explica Rodrigo Maia, com uma ressalva: “Mas como eu também não quero confronto com o PSDB, deixa eles fazerem como quiserem. O DEM vai apoiar de qualquer maneira mesmo.”

Com agências