Ceará realiza Conferência Regional de Comunicação em Quixadá

A Conferência Regional do Sertão Central e Inhamuns reuniu 89 participantes em Quixadá. Estudantes, sindicalistas, representantes de órgãos públicos, radialistas, empresários, produtores de Internet e de vídeo e usuários discutiram, na manhã da sexta, 23 de outubro, as políticas públicas para os meios de comunicação.

A abertura contou com a presidenta da Câmara Edi Leal, o secretário de comunicação Carlos Vitorino (Carlinhos), a representante da deputada Rachel Marques, Amanda Dias e o representante do setor empresarial, Helton Junior da Rádio Cultura de Quixadá. Edi lembrou a importância dos meios de comunicação para a vida social, enquanto Carlinhos ressaltou a relevância da Conferência. Já Helton Junior lembrou o compromisso ético fundamental das mídias.

Em seguida, Ismar Capistrano da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-Ce), Deborah Lima do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e Aline Baima do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca) debateram sobre a temática da Conferência “Meios para o exercício da cidadania na era digital”. Ismar defendeu a realização do evento para democratizar a comunicação, promovendo a pluralidade de canais e vozes, a diversidade cultural e audiência crítica da mídia. “Precisamos democratizar a comunicação para consolidar a democracia”, afirmou Deborah Lima.

Após a mesa redonda os participantes se dividiram nos grupos de discussão “Comunicação e educação”, “Rádios comunitárias e mídias livres”, “Produção de conteúdo e ética” e “Internet e telecomunicações”. No plenário, foram aprovadas as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual da Comunicação.

Fonte: Câmara Municipal de Quixadá