Eliana Gomes quer participação popular na Copa de 2014

Os secretários de Esportes do Estado e do Município Ferrúccio Feitosa e Evaldo Lima apresentaram os projetos do governo e da prefeitura para a Copa do Mundo de 2014, que terá como subsede a cidade de Fortaleza, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, dia 16 de outubro. O plano de investimento, que gira em torno de R$ 562 milhões, foi entregue na última quarta-feira, 14, aos Ministérios da Casa Civil e das Cidades e tem como prioridade a área de mobilidade urbana da Capital.

Audiência Píblica Copa 2014

Preocupada com a participação popular nos projetos da Copa, a vereadora Eliana Gomes(PCdoB) questionou quais serão os benefícios gerados com o evento, ressaltando a necessidade de cuidados com relação à prostituição infantil e à educação. “A Copa é do povo e queremos saber quais os projetos existentes para a requalificação da população da cidade”.

Respondendo a vereadora comunista, Ferrúccio destacou o projeto enviado ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para a qualificação profissional de 40 mil cearenses, elaborado em conjunto com 26 entidades. “Nós temos que capacitar os profissionais e melhorar os serviços já prestados”, colocou. O Secretário ainda destacou as principais áreas de capacitação que serão línguas, libras, história da cidade de Fortaleza e noções de cidadania.

O secretário de Esportes do Município, Evaldo Lima, deu uma aula de história das Copas do Mundo já realizadas e classificou o evento como o maior do planeta. “A Copa vai impulsionar o desenvolvimento da cidade, vai superar as carências de Fortaleza, mas para isso precisamos nos preocupar com o antes, o durante e o depois do evento”.

Evaldo destacou ainda o resultado do trabalho conjunto desenvolvido pela Prefeitura da Capital e Governo do Estado, frisando o desempenho do Grupo de Trabalho da Prefeitura, que envolve a Coordenadoria de Projetos Especiais, a Secretaria de Esportes (Secel), a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), a Secretaria de Planejamento (Sepla), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Gabinete da Prefeita.

Segundo o secretário de Esporte do Estado, Ferrúccio Feitosa, a reforma do Estádio Presidente Vargas irá começar em janeiro de 2010 e será entregue em agosto do mesmo ano. Neste período, os jogos serão realizados no Castelão. Depois do PV reformado, quem será fechado para reformas internas e externas será o Castelão. Para concluir, Ferrúccio disse que a primeira área a receber investimentos será a mobilidade urbana com a construção da Via Expressa Norte/Sul, que ligará o Porto do Mucuripe a Parangaba, passando pelas principais vias de acesso ao Castelão (Desembargador Moreira, Raul Barbosa e Alberto Craveiro). Outra proposta é a implantação de trens especiais, conhecidos como VLTs, fazendo também a ligação Norte/Sul

O debate contou com a participação do presidente da Etufor, Ademar Gomdim; do secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Luciano Feijão; do secretário da Regional I, Fábio Braga; do coordenador do Transfor, Daniel Lustosa; e de representantes das comunidades que moram entorno do estádio Castelão. A audiência foi uma proposta conjunta das vereadoras Eliana Gomes(PCdoB) e Eliane Novais (PSB) e dos vereadores Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Iraguassu Teixeira(PDT)

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)