Piauí inicia comemorações pelos 187 anos de independência

O Piauí comemora este ano 187 anos de adesão à Independência do Brasil e para relembrar a guerra sangrenta ocorrida em Campo Maior em 13 de Março de 1823, foi encenado na noite desta sexta-feira (16) o espetáculo Batalha do Jenipapo, na Praça Pedro II.

Aniversário do Piauí - Ccom
A encenação faz parte das comemorações pelo Dia do Piauí, comemorado em 19 de outubro e contou com a presença de centenas de alunos da rede pública de ensino, além de autoridades políticas do Estado. O secretário de Educação, Antônio José Medeiros ressaltou a importância dos alunos conhecerem a história do Piauí e fatos como a Batalha do Jenipapo. “A apresentação desta noite não mostra somente o talento dos artistas, mas é um ato de cidadania tanto de quem assiste como de quem representa”, destacou.

O vice-governador Wilson Martins aproveitou para lançar o livro “Foices e Facões – A batalha do Jenipapo” dos irmãos piauienses Caio Oliveira e Bernardo Aurélio, que narram o evento da batalha em forma de quadrinhos. Wilson Martins disse que o livro ficará disponível a todos os alunos da rede estadual de ensino. “É preciso lembrar sempre deste momento importante que honra o homem e a mulher do Piauí”, frisou.

O espetáculo tem a direção de Arimatan Martins, texto de Aci Campelo e produção do grupo Harém de teatro. No elenco, 80 atores profissionais, 20 figurantes e 20 capoeiristas abrilhantaram a noite, que finalizou com o Hino do Piauí.