CE: direção quer PCdoB de maior porte e municipais mais atuantes

A 2ª Reunião Plenária, do Comitê Estadual do PCdoB/CE, eleito na 19ª Conferência Estadual, debateu sobre os desafios do partido para o biênio 2009/2011, elegeu a nova Comissão Política Estadual e o novo Secretariado Estadual. Tratou, ainda de encaminhamentos para o envio da delegação que participará da Plenária Final do 12º Congresso Nacional, que ocorrerá de 5 a 8 de novembro em São Paulo. Sobre as questões abordadas na reunião, a direção estadual do PCdoB faz o seguinte comunicado:

Plenária PCdoB/CE

Os desafios do PCdoB

Os comunistas consideram que deverão dar continuidade ao debate sobre o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, um dos temas centrais do 12º Congresso, bem como sobre as reformas democratizantes e estruturantes necessárias ao país. Inserido nesse debate está a disputa eleitoral de 2010 e os comunistas consideram necessário assegurar a continuidade do ciclo iniciado em 2003, no plano nacional, pelo Presidente Lula, e em 2007, no plano estadual, pelo governador Cid Gomes. Do mesmo modo, o PCdoB considera fundamental ampliar sua representação no parlamento e assegurar sua presença na chapa majoritária.

Em relação à estruturação e atuação do PCdoB no estado, os comunistas definiram como objetivo a construção de um partido de maior porte, com direções municipais melhor organizados e mais atuantes, com maior força eleitoral, maior presença no movimento social, em especial nas frentes sindical, juvenil, comunitário e de mulheres, assim como inserido no debate de idéias da sociedade.

A nova direção

Houve uma expressiva renovação ao longo das conferências municipais e estadual, etapas preparatórias do 12º Congresso Nacional. Neste período, o partido recebeu centenas de novos filiados e as direções eleitas incorporaram novos membros, ampliando sua composição com um número maior de trabalhadores, jovens, mulheres, gestores e parlamentares. Este rico processo permitiu que o partido adquirisse melhores condições para enfrentar os desafios que lhe são postos.

No que diz respeito ao novo Comitê Estadual, firmou-se o entendimento de que o organismo deve ser o centro de elaboração política do Partido no estado, de articulação e da governança democrática de um partido em forte crescimento, de impulsionador de sua ação nas diversas frentes de atuação na capital e no interior. Também é necessário reforçar o papel da Comissão Política em reuniões ordinárias mensais como também extraordinárias, visando aprofundar a discussão de temas candentes e melhor preparação das reuniões do Comitê Estadual. Já o Secretariado com reuniões ordinárias semanais exerce o papel de coordenação das decisões tomadas na comissão política e no comitê estadual.

Visando aprimorar o trabalho dos comunistas em frentes de grande relevância, a direção estadual do PCdoB resolveu criar novas secretarias, comissões e instrumentos auxiliares. Sendo assim foram criadas as secretarias de movimento comunitário e de meio ambiente, a comissão especial de articulação política para 2010 e o núcleo de documentação e pesquisa.

Comissão Política

1- Carlos Augusto (Patinhas) – Presidente
2- Teresinha Braga – Vice- Presidente
3- Abel Rodrigues – Secretário de Organização
4- Benedito Bizerril – Fundação Maurício Grabois
5- Francisco Francinet – Secretário de Movimento Comunitário
6- Gilvan Paiva – Secretário de Juventude
7- Inácio Carvalho – Secretário de Comunicação
8- Joan Edessom – Secretário de Formação e Propaganda
9- José Aílson Duarte – Secretário Sindical
10- Luciano Simplício – Secretário de Movimentos Sociais
11- Maria Pereira – Escola de Formação
12- Nágyla Drumond – Secretária de Mulheres
13- Sônia Pinheiro – Secretária de Finanças
14- Ana Lúcia Viana
15- Prof. Antônio Ferreira
16- Cleita Viviane Rodrigues
17- Edílson Fialho
18- Eliana Gomes
19- Francisco Lopes (Chico Lopes)
20- Francisco Soares (Cabo Chico)
21- Inácio Arruda
22- João Ananias
23- José Rubens
24- José Simão
25- Luís Carlos Paes
26- Lula Morais
27- Mariano Freitas
28- Marta Brandão
29- Neide Aparecida
30- Rudiney Souza

Outras secretarias e instrumentos auxiliares

• Secretaria de Ação Institucional e Políticas Públicas – Ieda Nobre
• Comissão para o Meio-ambiente – Eduardo Arrais
• Comissão Especial de Articulação Política para 2010 – Carlos Augusto (Patinhas) – Teresinha Braga – Inácio Arruda – Chico Lopes – João Ananias – Lula Morais – Benedito Bizerril – Luis Carlos Paes
• Comissão para constituição do Núcleo de Documentação do PCdoB-CE – Joan Edessom – Benedito Bizerril – Messias Pontes – Inácio Carvalho
• Comissão de Controle – Joan Edessom – Cabo Chico – Danielle – Messias

Secretariado

1- Carlos Augusto (Patinhas)
2- Abel Rodrigues
3- Inácio Carvalho
4- Benedito Bizerril
5- Sônia Pinheiro
6- Gilvan Paiva
7- Ailson Duarte
8- Viviane Rodrigues
9- Luís Carlos Paes

12º Congresso

Viabilizar a participação de todos os 58 membros da delegação cearense à Plenária Nacional nos dias 5 a 8 de novembro, em São Paulo.

Fortaleza, 17 de Outubro de 2009
Comitê Estadual do PCdoB/Ceará

Atualizada dia 19/10, às 11h20