Lula Morais diz que relatório de Tasso Jereissati é contra o país

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Lula Morais, criticou, durante a sessão desta quarta-feira (14/10), o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) rejeitando a entrada da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul). O documento ainda será apreciado e votado no plenário do Senado Federal.

Para o comunista, a postura do tucano vai de encontro às articulações do Governo brasileiro de estreitar relações com todos os países da América do Sul como forma de enrijecer a musculatura do bloco econômico. “O relatório do Tasso é contra o Brasil. Tenho certeza de que o Senado vai aprovar um substitutivo”, defendeu.

Segundo Lula, a entrada da Venezuela vai beneficiar em especial os estados nordestinos, pois já se planeja projetar um gasoduto que produzirá 150 milhões de m³ de gás por dia na Região. A potência é cinco vezes maior do que a de um empreendimento similar existente na Bolívia.

Lula Morais lembrou que todos os demais países componentes do Mercosul aprovaram a incorporação da Venezuela e que, agora, a oficialização depende apenas da aprovação no Senado brasileiro. A nossa Câmara Federal também já acatou a incorporação. “O interesse econômico é o maior interesse da formação de um bloco. Não sou contra o senador, mas contra o relatório. Pelo bem do nosso País, tenho certeza de que ele será derrotado”, pontuou.

Em apartes, os deputados Dedé Teixeira (PT) e Moésio Loiola (PSDB) comentaram as ponderações feitas pelo líder do PCdoB. O petista reforçou o tom de crítica ao senador; já o tucano argumentou que a Venezuela precisa acabar com o regime ditatorial imposto pelo presidente Hugo Chávez se quiser mesmo fazer parte do Mercosul.

Dedé chegou a pedir que Tasso reveja o parecer contrário. “A política de integração latino-americana é condição fundamental para solucionarmos vários problemas”, avaliou. Moésio, por sua vez, contrapôs-se: “esse tresloucado (Chávez) é mal intencionado. É o maior ditador que já se produziu nesse continente”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL