Chico Lopes parabeniza professores e destaca luta da categoria

No Dia dos Professores, o Brasil deve homenagear aqueles que abraçam uma das mais importantes profissões para a transformação da sociedade. É o que destaca o deputado – e professor – Chico Lopes (PCdoB), ressaltando a importância dos mestres para a formação dos jovens brasileiros, o aprimoramento pessoal e profissional e a busca por horizontes mais amplos na vida.

Lopes celebra conquistas recentes da categoria, como a lei do piso salarial nacional do magistério, mas aponta a necessidade de continuar a luta pelo direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala – um direito adquirido por emenda de sua autoria, mas questionado na Justiça por governadores.

"Eu, que já era professor muito antes de pensar em um dia ser parlamentar, continuo com muito orgulho e satisfação quando me dão os parabéns nesse dia. Do mesmo modo, quero parabenizar a todos os meus colegas professores, que fazem um trabalho tão importante, não só na parte formativa e informativa dos alunos, mas também na contribuição que dão à gente, à construção da nossa personalidade", afirma Chico Lopes.

"Todo mundo lembra um professor que foi especial, outro que teve uma influência grande, outro que ajudou num objetivo importante, como um vestibular, um concurso", acrescenta.

Quanto à atual realidade da categoria, Lopes avalia que, apesar das dificuldades, os professores conquistaram importantes avanços durante o governo Lula, progredindo em termos de qualificação e remuneração. "A lei do piso nacional, sem dúvida, é uma conquista histórica, que só foi alcançada após décadas de luta da categoria", credita.

"Mas ainda precisamos fazer valer a questão da carga horária extra-sala, que conseguimos aprovar, com emenda de nossa autoria à lei do piso, mas infelizmente sofreu questionamentos na Justiça. Sabemos que em lutas desse porte as conquistas vêm passo a passo. Mas acreditamos que os professores estão com toda a razão nesse ponto e, por isso, vão ter reconhecido esse direito quando a questão for julgada em definitivo. Vamos lutar para isso".

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE