Vereadores de Fortaleza recebem trabalhadores terceirizados

A Comissão de Educação da Câmara recebeu hoje, 13, uma comissão de trabalhadores do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (Seeaconce) para avaliar a situação dos terceirizados da Prefeitura de Fortaleza na área de Educação e Saúde. A reunião foi proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), que recebeu denúncias sobre um constante atraso de salário dos trabalhadores terceirizados nas áreas de Educação e Saúde.

A sindicalista Maria da Penha Mesquita ressaltou que já é uma prática comum o atraso do pagamento de salários de trabalhadores terceirizados pela Prefeitura de Fortaleza. "Existe um verdadeiro jogo de empurra-empurra. A empresa coloca culpa na Prefeitura, e a Prefeitura coloca culpa na empresa", declarou. Ela sugeriu que a Prefeitura realize uma licitação mais prolongada para a contratação de pessoal, minimizando os efeitos negativos de uma renovação constante de contrato.

Eliana Gomes e o presidente da Comissão de Educação, vereador Guilherme Sampaio (PT), propuseram a elaboração de uma lista com todas as empresas e trabalhadores envolvidos com o trabalho terceirizado na Prefeitura de Fortaleza na área de educação e saúde. "Nosso objetivo é saber quantos funcionários, quais empresas estão envolvidas, para então podermos regulamentar esse processo", declarou a vereadora comunista.

De acordo com o vereador Guilherme Sampaio, num segundo momento, será necessária uma ação conjunta envolvendo Comissão de Educação e Comissão de Saúde, para a realização de uma reunião que tratará do assunto com a presença de representantes da PGM, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, empresas e sindicato.

Fonte: Câmara de Fortaleza