Projeto promove inclusão digital de moradores do Bom Jardim

O Telecentro Comunitário está promovendo a inclusão digital de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do Pantanal-Bom Jardim, em Fortaleza. O projeto oferece cursos básicos de informática gratuitos, com duração de cinco meses, além de horário livre todos os dias para moradores em geral utilizarem os computadores.

“Representa muito para pessoas que não contavam nem com lan-house. Mesmo quem não está matriculado nos cursos tem a oportunidade de digitar um trabalho, um curriculum, navegar na internet para fazer pesquisas ou usar e-mail. Basta se cadastrar e marcar a hora”, diz a coordenadora do Telecentro e do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Natália Martins. O espaço fica na Rua Urucutuba, 1012, no Pantanal-Bom Jardim, fone 3497.2809. Atualmente, dez computadores estão à disposição.

Com relação aos cursos, Natália informa que 120 alunos aprendem a usar softwares livres de editor de texto, editor de planilhas e de apresentação de slides. As turmas são divididas entre as de crianças e adolescentes, jovens e adultos, e as de terceira idade. Os cursos acontecem numa parceria entre o MSMCBJ, Comitê Digital da Prefeitura de Fortaleza e Ministério das Comunicações.

O facilitador do Telecentro, Josué Cunha, explica que as turmas iniciadas em agosto têm aulas até dezembro, quando haverá nova seleção para as turmas que começam em janeiro de 2010. Na prova de seleção, o candidato deve expor seu interesse em fazer o curso. A procura pelo Telecentro tem sido crescente, diz Josué.

Com a implantação do Telecentro, as melhorias para a comunidade já começam a aparecer. A estudante Luana Oliveira Alves, 16 anos, cursando o 2º ano do Ensino Médio, diz que não sabia nada de informática e já edita texto e faz planilhas. “Já serve para os trabalhos da escola e, futuramente, vai me ajudar no emprego”, afirma. Seu colega Cleison Ângelo, da mesma idade e também no 2º ano do Ensino Médio, acha que mesmo sendo um “curso básico de informática” é um “conhecimento adquirido”, que o ajudará na vida estudantil e profissional.

Fonte: Agência da Boa Notícia