Família de Bergson Gurjão recebe homenagem do Parlamento Cearense

A Assembleia Legislativa do Ceará em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza realizaram nesta quinta-feira, 08 de outubro, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, Sessão Solene conjunta em homenagem ao estudante cearense Bergson Gurjão Farias, militante do PCdoB e combatente da Guerrilha do Araguaia, movimento de contestação política ao Regime Militar, realizado entre 1966 e 1975, no Sul do Pará. Bergson nasceu em 17 de maio de 1947, em Fortaleza.

Homenagem Bergson Gurjão

Por iniciativa do deputado estadual Lula Morais e da vereadora Eliana Gomes, ambos parlamentares do PCdoB, na solenidade conjunta foi feita a entrega da Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da cidade de Fortaleza, à família do jovem que tombou assassinado pelas tropas da ditadura militar nos primeiros anos da década de 70 do século passado.

“Um jovem cearense que dedicou a sua vida em defesa da sociedade, de um Brasil democrático”, ressaltou Eliana Gomes ao justificar a comenda outorgada pela Câmara. A vereadora evidenciou a sua emoção em partilhar esta história, destacando a elaboração de um projeto para que o novo Cuca carregue o nome de Bergson. A vereadora salientou ainda a luta enfrentada pelos familiares durante os 37 anos pós-guerrilha. 

 O Deputado Lula Morais (PCdoB) destacou o enterro dos restos mortais do estudante, no último dia seis de outubro. O velório de Bergson aconteceu no pátio da Reitoria da UFC, que, de acordo com Lula Morais, foi um momento de muita emoção. “Bergson foi um jovem que retornou sem vida da Guerrilha do Araguaia, mas o seu desejo e sua vida permanecem no coração do povo cearense”, ressaltou o deputado.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) enfatizou que Bergson foi um comunista de atitude e que será relembrado sempre. O parlamentar também frisou que a década de 1960 foi um período de luta pela democracia. “Pode-se destacar que o comunismo luta em favor da paz e da transformação”, disse.

Estiveram presentes o deputado Dedé Teixeira (PT); o advogado da União no Estado do Ceará, José de Arimatéia Neto;); a mãe do estudante, Luíza Gurjão Farias; o promotor de Justiça do Estado, Edílson Santana Gonçalves; o presidente da Associação Anistia (64/65), Mário Albuquerque e a presidenta da Comissão Estadual de Anistia, Wanda Sidou. Além do presidente Estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL / Câmara Municipal de Fortaleza