Eliana Gomes – Bergson: herói da liberdade e do povo brasileiro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem 87 anos de história, sempre em defesa da liberdade e do povo brasileiro. Nessas quase nove décadas de luta muitos de nossos militantes tombaram ante ao arbítrio que, infelizmente, marca muitos momentos da história do Brasil.

Entre os lutadores que deram a vida em nome da democracia está o cearense Bergson Gurjão Farias, cujos despojos, recentemente identificados, retornam ao Ceará, a Fortaleza, aos muitos amigos, companheiros, camaradas e principalmente a sua família com as honras devidas a quem dedicou seu bem mais precioso à luta pelo retorno da liberdade que desfrutamos hoje. Mais de 35 anos depois de morto na Guerrilha do Araguaia, Bergson finalmente terá o merecido descanso. Que seu exemplo heróico, dentre os muitos que ainda aguardam por reconhecimento, seja mais um a nos alertar para o muito que nossa nação tem por fazer para acertar contas com o passado nebuloso que ceifou a vida de centenas de brasileiros e brasileiras.

Vivemos a fase mais avançada de nossa democracia ainda tão jovem. Devemos preservá-la como um bem fundamental aqui ou em qualquer parte do planeta ameaçada pelo arbítrio que já vitimou o Brasil tantas vezes. Os que hoje tolhem a liberdade do povo hondurenho ecoam pelo continente o passado que matou Bergson, desapareceu com Jana, Custódio, Teodoro e tantos outros. Que os povos decidam seus destinos com liberdade. Que nossos jovens lutem com vida.

Somos herdeiros e herdeiras de jovens brasileiros que tiveram a coragem de tomar nas mãos o sonho de mudar os rumos de nosso País e nosso povo. Bergson Gurjão foi um desses garotos, que no auge de sua juventude migrou para as matas do Araguaia e fez dali palco de uma batalha histórica, a da construção de um Brasil livre. No momento em que sepultamos nosso eterno camarada, herói do povo brasileiro, rendemos nossas maiores homenagens à família e aos que, como ele, sabem que o preço da liberdade é a eterna vigilância Este era o rumo pelo qual Bérgson Gurjão Farias deu a vida. Este é o rumo que o PCdoB buscou, busca e buscará. É a razão de existência dos progressistas, lutadores e democratas em qualquer tempo e lugar.

Seja bem vindo, companheiro e camarada. Bergson retorna vestido com a dignidade de sua gente.

Eliana Gomes – Vereadora do PCdoB