Reunião entre Seel e federações reúne 23 representantes

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) promoveu, nesta segunda-feira (5), uma reunião com 23 federações esportivas do Estado do Pará. O objetivo do encontro foi estreitar relações entre a Seel e as federações para que o esporte avance cada vez mais no Estado.

O debate ofereceu às federações presentes de Artes Marciais, Kung-Fu interestilos, Remo, Boxe, Desporto, Atletismo, Natação, Handebol, Tênis de Mesa, futsal, Ginástica, Triathon, Tiro Desporto, Paraquedismo, Canoagem, Jiu-Jitsu esportivo, Skate, Xadrez, Sagri, Esportes Universitários, Surf, Karatê Tradicional e Karatê olímpico uma oportunidade de expor suas opiniões, críticas e sugestões.

Na ocasião, foram discutidos diferentes temas sobre o esporte como ferramenta de inclusão social. As diretrizes partiram de como realizar planejamentos orçamentários, para que todas as federações sejam beneficiadas com o apoio da Seel. O secretário de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, explicou como aproveitar ainda mais a Lei de Incentivo ao Esporte para a captação de recursos. "Nossa proposta é que os recursos garantidos pela Lei de Incentivo ao Esporte, contribuídos através dos impostos fiscais, sejam investidos em atletas que estejam iniciando sua trajetória e não somente aos que já possuem uma carreira consolidada", disse.

Além disso, o secretário enfatizou como será o trabalho para que o Estado do Pará esteja de forma mais presente nas olimpíadas que acontecerão no ano de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. "Este é o primeiro de muitos outros encontros que existirão com os dirigentes e presidentes das federações. Vamos buscar sempre o melhor caminho para enfrentar conflitos e limitações".

A Seel já começa a pensar também como trabalhar melhor, neste momento, para que o esporte paraense fique mais evidente com um grande número de atletas nas olimpíadas do Rio.

"Foi muito importante para as federações a iniciativa de abrir espaço para ouvir a base do esporte, expor ideias e colaborar com a gestão da secretaria. Porém, o que mais chamou a atenção nesta reunião foi a boa vontade de fazer parcerias com as federações e a preocupação de atender aos anseios dos esportistas", ressaltou Nilzomar Carneiro, presidente da federação de Tênis de Mesa do Pará.

De Belém,
Michele Muniz (Ascom – Seel)