UJS – Bergson Gurjão: Herói da juventude brasileira!

Quando criança, costumamos brincar e admirar os mais diversos tipos de heróis vendidos em bancas de revistas e em desenhos de televisão. Heróis que voam, que pulam edifícios e nas mais diversas situações salvam a terra e ainda sobrevivem para novas aventuras. Heróis imaginários.

Em Fortaleza, um herói sem poderes mágicos foi gestado nos anos 40. Não voava e bem mesmo era adepto de qualquer tipo de violência, mas envolvido por um profundo sentimento de justiça social, de forma valente e destemida, dedicou sua vida à luta por liberdades democráticas.

Seu nome era Bergson Gurjão Farias. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), era aluno do curso de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), diretor do Centro Acadêmico e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes. Um líder estudantil destacado e respeitado.

Diante da intolerância e da perversidade que assombrou nosso país durante a ditadura militar (64/85), Bergson foi preso e impedido de continuar seu curso na UFC. Já na clandestinidade e para continuar sua luta foi para a região do Araguaia, onde o PCdoB organizava um movimento de resistência, a chamada Guerrilha do Araguaia. Preso e brutalmente torturado, tombou aos 25 anos, em 1972, numa emboscada do Exército brasileiro.

Em 1996, uma expedição realizada pela Comissão de Mortos e Desaparecidos no Araguaia encontrou seus restos mortais, somente identificados em julho de 2009 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos de Presidência de República (SEDH/PR).

Após 37 anos, sua perseverante família, seus amigos, companheiros e todos que lutam por justiça e liberdade puderam dar a Bergson um sepultamento digno. Seus restos mortais foram velados numa cerimônia nesta terça-feira, dia 06 de outubro na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Foi enterrado com honras de Estado, como reconhecimento do povo brasileiro ao seu heroísmo. Uma justa homenagem a um herói que sobrevive ao manter viva em todos nós a chama da luta por liberdade e justiça social.

União da Juventude Socialista (UJS)